Ministério Público Federal lança a cartilha “Polícia Cidadã”

ouvirHoje vamos falar de mais uma iniciativa de cidadania do Ministério Público Federal, a cartilha “Polícia Cidadã”. Como sempre lembramos aqui, a verdadeira cidadania não trata apenas dos direitos individuais das pessoas. Para ser um pleno cidadão, cada um de nós tem que ter consciência de que também temos deveres para com a sociedade e as instituições.

E a cartilha “Polícia Cidadã”, que acaba de chegar aos estados do Sudeste, vem justamente falar dos direitos e deveres dos cidadãos em relação ao tema da segurança.

Na cartilha são fornecidas informações sobre como o cidadão pode se defender e denunciar abusos policiais. Ela foi idealizada pelo Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, e procura esclarecer a população sobre seus direitos e deveres no relacionamento com a polícia e informa o papel das Corregedorias e do Ministério Público no controle das polícias. Vocês também têm informações sobre quais as instituições responsáveis pela Segurança Pública.

A questão da corrupção policial também é abordada na cartilha de forma bem aberta. Nos casos de corrupção de servidores públicos, o ministério Público Federal recomenda que se procure imediatamente um escritório do Ministério Público na sua cidade e faça a denúncia, se possível com algum tipo de comprovação, como fotos, gravações, documentos e outros. Não vai ser difícil, pois existem procuradorias regionais do Ministério Público nas principais cidades de todos os estados do país. E mesmo que não existam provas materiais o registro da ocorrência é importante para que a investigação seja realizada. Detalhe importante: não deixe de comunicar imediatamente qualquer retaliação ou ameaça de vingança por parte do agressor, anotando os dados das testemunhas dos fatos.

Alguma vez você já se sentiu vítima de abuso ou violência por policiais e não soube o que fazer para denunciar? Baixe aqui na vozdocidadao.com.br a cartilha “Polícia Cidadã”, do Ministério Público Federal e conheça os seus direitos e deveres no relacionamento com policiais.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.