Ministério Público da União lança Dicionário de Direitos Humanos

Recebemos notícia do nosso parceiro Idec, sobre o lançamento agora no final de julho, de uma nova obra que veio reforçar a batalha pelos direitos humanos no Brasil: o Dicionário de Direitos Humanos.

A iniciativa, encabeçada pelo Ministério Público Federal de São Paulo, de elaborar uma publicação on-line de fácil acesso à população mereceu total apoio aqui da voz do Cidadão, pois além de fornecer definições e informações sobre o tema, possibilita a participação e a interação dos cidadãos interessados.

Construído aos poucos por várias mãos, o dicionário apresenta vasta coleção de palavras que se relacionam a direitos humanos, de acordo com contribuições de diversas áreas de conhecimento, dentre elas direito, biologia, comunicação, ciências sociais, filosofia e economia, incluindo temas como ação popular ambiental, sistema de justiça juvenil, direitos culturais e dezenas de outros.

O Dicionário foi elaborado como uma obra dinâmica. Os verbetes já escritos foram elaborados por especialistas e qualquer um que se sinta preparado pode participar de sua elaboração e complementação, devendo para tanto passar pelo crivo do Conselho Consultivo do Dicionário.

Isso somente é possível porque o site foi totalmente produzido com a ferramenta Wiki, a mesma que está por trás da Wikipedia, uma enciclopédia virtual internacional totalmente aberta, alimentada por verbetes feitos pelos próprios usuários do sistema.

Registrando-se no site, também é possível enviar comentários e sugestões aos autores dos verbetes. Poderão entrar e escrever na página de discussão os membros do Ministério Público Federal, os autores de verbetes e pessoas cadastradas junto ao Conselho Consultivo.

Aqui na Voz do Cidadão, vocês têm um link direto para o Dicionário de Direitos Humanos, que éwww.esmpu.gov.br/dicionario.

Para se informar e participar!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.