Mensagem de ouvinte revela entendimento do conceito de plena cidadania

Recebemos aqui no avozdocidadao@avozdocidadao.com.br uma excelente mensagem, enviada pela ouvinte chamado Alexandre.

Vamos mostrar aqui um pequeno trecho para vocês entenderem porque a mensagem foi escrita por quem realmente entendeu o que significa a plena cidadania. Alexandre diz assim:

“Quase ninguém escreve ao Congresso, Câmara ou Assembléias. Não liga, envia fax ou participa de audiências públicas; nem utiliza o Ministério Público, participa ou acompanha partido político. Só acompanha as notícias, omisso, inerte, passivo, isento. De nada adianta relatar os fatos, escândalo após escândalo, se não for incutida a “responsabilidade” no cidadão comum que nada faz. O dito homem médio. Gente que teve pai e mãe, educação, casa própria, doutorado. Gente que reclama do trânsito, mas não se importa com a licitação de ônibus que não sai há 60 anos; que entende que a Assembléia Legislativa é ineficiente, mas não manda nem um e-mail para o seu político; que tem certeza que a educação é a saída, mas, do orçamento participativo, que participem os outros; que acha que o bairro não é bem cuidado, mas não perde uma hora por mês para ir na Associação de Moradores, para se organizar e saber o que fazer. Pois o Estado é o seu povo representado. O Governo é o cidadão. Se não for dito dessa forma, nada mudará. Incutir a responsabilidade no cidadão. É a única saída. A única maneira de mudar.”

Pois parabéns Alexandre, por sua opinião, corretíssima, sobre o perigo da passividade de todos nós com relação às pequenas e grandes questões coletivas. Mas, principalmente, por externar essa opinião, entrar em contato com a mídia através dos serviços de Fale Conosco ou as páginas de Cartas dos Leitores.

Você compreendeu o mais difícil: cidadania não é apenas a boa conduta individual, de solidariedade, de civilidade ou de simples educação. Cidadania mesmo, a que chamamos de “plena cidadania”, envolve externar opiniões, divulgar o que se pensa e procurar incentivar outros a fazer o mesmo. Ou seja, cidadania é exemplo. É coerência entre aquilo que pensamos e a nossa conduta social. Principalmente entre consciência e prática de responsabilidade política, perante todos os que elegemos.

Aproveitamos para pedir ao ouvinte Alexandre que entre em contato aqui com A Voz do Cidadão, para que possamos enviar o seu merecido Diploma de Cidadão Exemplar. Todos podem participar aqui da Voz do Cidadão, seja postando opiniões no nosso Mural da Cidadania, indicando cidadãos que mereçam um diploma como o Alexandre, ou mesmo baixando e repassando para seus contatos os nossos conteúdos sobre cidadania. Acessem o www.avozdocidadao.com.br!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.