Manual de Ordem Pública e Disque 153: para usar e se tornar um cidadão exemplar

A cidade do Rio de Janeiro desde o início do ano vem experimentando um cuidado maior de seus administradores públicos no que se refere à ordem pública. É o chamado “Choque de Ordem”, que em seis meses, conseguiu reduzir em média 12% o roubo a transeuntes, além de ter realizado 140 ações de demolição, impedindo a construção de cerca de 400 unidades habitacionais e comerciais irregulares na cidade.

Essa experiência, que tem tudo para ser um exemplo de combate à desordem urbana para outras cidades em todo o país, conta com o apoio fundamental dos próprios cidadãos. Para isso, a prefeitura colocou à disposição de todos o número 153 para denúncias de irregularidades ou sugestões. A Secretaria de Ordem Pública garante que responde a todos, em média, em 72 horas. A central telefônica funciona 24 horas por dia, com oito atendentes em cada um dos quatro turnos. Já os e-mails são respondidos por cinco pessoas. Uma delas é o próprio secretário municipal da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem. Sem dúvida, com o apoio dos cidadãos moradores, a tarefa fica mais simples, rápida e de menor custo para qualquer prefeitura.

Além do Disque 153, a prefeitura imprimiu 40 mil exemplares do seu “Manual de Ordem Pública”, uma cartilha que lembra, de forma simples e direta, os princípios básicos de civilidade e do bom convívio numa grande cidade.

Assim, a cartilha explica por que não estacionar o carro na calçada, por que não se deve dar dinheiro para crianças nos semáforos, por que não jogar lixo nas ruas, ou mesmo por que não comprar mercadorias sem saber a sua procedência.

Pode parecer que os temas são básicos demais, mas, como o próprio Manual observa “conviver bem com as pessoas que estão ao nosso redor é fundamental para termos mais qualidade de vida. É assim na escola, em casa, no trabalho, e com a nossa cidade não pode ser diferente”. Como sempre dizemos aqui, cidadania é principalmente a vigilância civil dos espaços públicos, das calçadas, das ruas e dos parques, chegando até os palácios dos governantes.

Aqui na Voz do Cidadão temos a íntegra do Manual de Ordem Pública da prefeitura do Rio de Janeiro. Baixe e imprima não só para você mesmo, mas também para seus contatos, seu condomínio e até mesmo sua associação de moradores.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.