Inmetro lança cartilha sobre aquecedores solares

Hoje vamos falar de uma das maiores preocupações da cidadania planetária, que é a redução do nosso gasto diário de energia elétrica. Aqui no Brasil, nossa energia vem principalmente da força da águas em usinas hidrelétricas. Mas também usamos usinas termelétricas e duas usinas nucleares. As termelétricas são movidas a carvão, muito poluentes e que acabam incitando o desmatamento de florestas. Já as nucleares, apesar de produzirem uma energia “limpa”, têm o potencial de grave dano ambiental, em caso de vazamento.

Segundo os especialistas existem várias formas de substituir essas fontes de energia mas, por enquanto, a melhor alternativa para os domicílios ainda é o aproveitamento da energia solar. O nosso sol é a maior fonte de energia de que dispomos, e o seu aproveitamento não gera resíduos e nem polui o meio ambiente.

Por isso, o Inmetro lançou uma cartilha sobre Aquecimento Solar, com informações muito úteis para quem está pensando em passar a usar esse sistema ao invés da cara energia elétrica comum. Hoje, são mais de 190 milhões de pessoas em todo o mundo já se utilizando da energia do sol. No Brasil, o Inmetro nos conta que são mais de 700 mil prédios com aquecimento solar, dentre residências, prédios comerciais e indústrias.

A cartilha “Aquecimento Solar” do Inmetro nos informa que agora existe o selo Qualisol Brasil, que certifica os revendedores, projetistas e instaladores de equipamentos de aquecimento solar. E, claro, os produtos que chegam no mercado devem ter a etiqueta de controle do Inmetro, que indica a economia de energia mensal proporcionada, a eficiência na geração de energia, a aplicação a que se destina o equipamento, e outros dados importantes.

Aqui na Voz do Cidadão, colocamos a cartilha “Aquecimento Solar” do Inmetro à disposição para quem quiser conhecer o sistema de aquecimento. Colocamos também um manual de como criar o seu próprio sistema de aquecimento solar de água, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná.

Faça a sua parte na luta por um meio ambiente menos poluído enquanto alivie o peso da sua conta de energia elétrica. Conheça aqui no avozdocidadao.com.br!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.