Impostômetro chega a um trilhão dois dias antes em relação ao ano passado

ouvirBoa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes do Agito! Esta semana, a cidadania fiscal teve uma notícia nada animadora.

Criado pela Associação Comercial de São Paulo, o painel do Impostômetro marcou na última terça-feira, nada menos que um trilhão de impostos arrecadados pelo poder público desde o início do ano. O triste é que essa marca foi alcançada dois dias antes em relação ao ano passado.

Para, Rogério Amato, o presidente da Associação Comercial e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, o resultado foi uma surpresa ruim. Nas palavras dele “A carga é muito alta, mesmo com todas as desonerações e a queda da atividade econômica. Esperávamos que esse valor fosse alcançado um pouco depois do que esta data“.

E o que é pior: este é o sexto ano consecutivo que o Impostômetro antecipa essa marca de carga tributária, o que revela um apetite muito grande dos Fiscos das três esferas. E, claro, sem o devido retorno à sociedade em termos de melhoria dos serviços prestados.

Não é de hoje que especialistas criticam não só a excessiva carga de tributos, mas também a ineficiência de planejamento e de execução orçamentária dos governos. E, para chamar a atenção da sociedade para a questão, a Associação dos Servidores de Planejamento e Orçamento, a Assecor, acaba de divulgar um manifesto de conscientização que vale a pena a gente conhecer.

A entidade é firme quando declara:“O brasileiro está começando a perceber que a verdadeira democracia não se efetiva somente por meio do voto, mas também no controle popular das ações governamentais, dentre elas a elaboração do orçamento público. Quem controla o orçamento, controla o poder.”

Ou seja, não podemos deixar apenas nas mãos de políticos e autoridades as decisões sobre impostos e execução orçamentária. Para sermos plenos cidadãos, verdadeiros agentes de cidadania, é preciso fiscalizar mandatos e cobrar melhoria na qualidade das políticos públicas. E, acima disso, temos o dever de participar da elaboração e execução das mesmas. E que elas atendam mais aos interesses dos cidadãos eleitores e pagadores de impostos do que a interesses político-partidários de ocasião.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm um link direto para o placar do Impostômetro. E também para o novo manifesto da Assecor sobre controle social das políticas públicas.

Conheçam!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.