Fiscalize as verbas federais que chegam ao seu município

Um dos pilares da plena cidadania, como não cansamos de observar aqui nos nossos comentários, é o exercício -pelos cidadãos – do controle social sobre os mandatos, governos e orçamentos públicos. E isto significa procurar conhecer não só o que os políticos estão fazendo com as verbas públicas, mas também como e quanto desses recursos chegam realmente até os cidadãos, na forma de serviços públicos essenciais, como educação, saúde, saneamento e segurança. E tornar essas informações públicas, caso os políticos de sua cidade não o façam.

Pois esse é justamente o trabalho exemplar que o jornalista Fabio Oliva vem fazendo em sua cidade, Januária, no norte de Minas Gerais. Regularmente, Fabio coleta dados sobre repasses de verbas federais para o seu município e os divulga. Assim, seus conterrâneos podem saber quanto dinheiro chega na prefeitura e assim cobrar melhorias em sua cidade.

Vocês aí em seus municípios também podem e devem tomar conhecimento dos recursos de que dispõe a prefeitura. Já existem na internet algumas ferramentas muito úteis, como o Portal da Transparência, do governo federal, o site da Transparência Brasil, e a página da ong Contas Abertas. Os dados que estas páginas fornecem podem ser comparados com os que a sua prefeitura tem a obrigação de divulgar. Assim, rapidamente, os cidadãos podem saber se existe diferença e, assim, cobrar de prefeitos, secretários e vereadores onde foram utilizados os recursos recebidos.

A plena cidadania é um esforço contínuo de buscar informações, divulgar para o maior número possível de outros cidadãos e, juntos, cobrar de quem de direito a correta aplicação dos recursos. Ou seja, tornar de fato público e transparente tudo o que se refere a interesse público.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm um link direto para a página de transferência de recursos do governo federal para todos os municípios, no Portal da Transparência. Participar da fiscalização dos governos é dever de todo cidadão exemplar!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.