Doutrinação ideológica no ensino não forma verdadeiros cidadãos

ouvirBoa noite ouvintes do Panorama! Hoje vamos falar de um tema fundamental para a qualidade do ensino, mas que é pouco comentado abertamente no Brasil.

Estamos falando de doutrinação ideológica nas escolas e universidades. Quem aí em casa sabe o que é isso e como reconhecer? A doutrinação ideológica escolar acontece quando professores e mesmo livros didáticos deixam de apresentar fatos e informações de maneira imparcial, distorcendo-os de acordo com as suas próprias crenças pessoais ou posicionamento ideológico e político. A ideia é sempre conquistar os mais novos para sua própria doutrina, aproveitando-se da natural ingenuidade e falta de conhecimento dos jovens e da confiança de pais e mães nos mestres de seus filhos.

O resultado é a formação “capenga” de nossos jovens, que acabam não sendo preparados para a saudável discussão com pontos de vista diferentes, para a tolerância ao contraponto de ideias, para o respeito a quem pensa de forma diversa da sua. A cidadania só pode evoluir através de contribuições vindas de diversas correntes de pensamento e “empurrar” para os nossos jovens apenas uma significa restringir a possibilidade de formarmos verdadeiros cidadãos, atuantes, críticos, dispostos a questionar de maneira correta o poder público e a colaborar para o aperfeiçoamento e valorização das instituições.

Desde o ano passado, temos notado um aumento das denúncias contra esse tipo de doutrinação que, ao que parece, é mais extenso do que a sociedade supõe. Chega a envolver até professores que pensam de modo diferente. Semana passada mesmo, circulou nas redes sociais uma carta de um renomado professor universitário de Direito Penal. O docente denuncia ter sido vítima de patrulhamento ideológico, após expressar opiniões contrárias às da direção da instituição de ensino para a qual lecionava. E acabou sendo demitido. E o Brasil deu um passo atrás na qualidade do ensino universitário.

Nas escolas não tem sido diferente, infelizmente. Já há alguns anos uma pequena organização de Brasília, a Escola Sem Partido, vem denunciando materiais didáticos, professores e até o corpo diretor de escolas que insistem em transformar jovens em meros robôs repetidores de doutrinas. Por este trabalho, inclusive, a organização já vem colecionando alguns processos, decorrentes de suas denúncias à Justiça e ao Ministério Público.

Aqui na Voz do Cidadão temos duas dicas muito especiais sobre esse tema da doutrinação no ensino. A primeira é o artigo do advogado Leonardo Correa, “Universidade sem ideologia”. A outra é o link para o site www.escolasempartido.org, onde vocês podem conhecer vários casos bem documentados de doutrinação ideológica em nossas escolas.

Não podemos nos esquecer que, pela sua própria natureza, uma instituição de ensino deve permitir a livre expressão de todos os pontos de vista. E a escola de seus filhos? Vocês já prestaram bem atenção no que é ensinado a eles e de que forma? Procure saber!

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