Dicas úteis para limitar os problemas com roubo de documentos e cartões

Recebemos da ouvinte Denise Maurano, do Rio de Janeiro, uma mensagem com algumas dicas muito úteis para evitar prejuízos e muita dor de cabeça no caso de roubo de documentos como carteira de identidade, ou até mesmo cartões de crédito. São dicas simples, mas que podem evitar grandes problemas.

1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva ” SOLICITAR RG”.

2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use este em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho.  Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

3. Tire fotocópia do conteúdo da sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Sabe-se de muitas estórias de horror envolvendo fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos e outros documentos roubados. Este é um recurso para limitar o dano no caso de isto acontecer a você ou alguém que você conheça.

4 . Normalmente, somos informados que deveremos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente. Mas o fundamental é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha esses dados onde você os possa achar numa emergência, quando estamos sob forte emoção e sem condições de nos lembrar direito onde estão as coisas.

5 . Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados.  Isto prova aos credores você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:

6 . Chame imediatamente o SEPROC e SERASA (e outros órgãos de crédito se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua documentação foi roubada. E eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.

Repasse essas dicas para sua lista de amigos.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm a íntegra dessas recomendações, e muitas outras informações e dicas da Serasa e de outras entidades de defesa do consumidor. Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.