Cresce o interesse dos cidadãos pela reforma política

Sexta passada lemos com satisfação a coluna de Merval Pereira no jornal O Globo, sobre a reforma política que tanto precisamos ver legitimamente implementada.

Enquanto deputados e senadores debatem uma pauta repleta de notas fiscais frias, depoimentos de gestantes, adiamentos de votação, a pauta da sociedade civil organizada pela reforma política já há muito tempo está definida, e inclui um debate justo e público sobre o voto livre para os cidadãos (que aqui chamamos de “voto facultativo”), o fim do voto secreto no congresso, eleição de suplentes de senador, fim de coligações eleitorais, fidelidade partidária, comissões de fiscalização da justiça eleitoral, cláusula de barreira, atuação das promotorias eleitorais e até mesmo revisão da lei de improbidade e de responsabilidade. Estes são itens que ultrapassam a polêmica de uma simples reforma eleitoral e pretendem discutir o próprio sistema de representação política.

Enquanto nossos “representantes” sempre vão alegar que “colocam em pauta o possível e não o ideal”, o enorme esforço de articulação de dezenas de entidades da sociedade civil busca pressionar a ampliação desse debate. Cabe a nós da mídia dar a nossa parcela de atenção e apoio a essas entidades que, de outra forma, mal conseguem sua parcela de visibilidade para mostrar e debater suas ações e propostas. São dezenas de associações civis em todo o país, e que lutam contra a corrupção e pelo controle social de mandatos e governos, base fundamental da plena cidadania.

Na semana que nosso escritor-cidadão maior, Ariano Suassuna, recebe numa aula-espetáculo as mais justas homenagens por uma vida inteira dedicada à busca e divulgação de nossas raízes culturais, vemos o debate-espetáculo no Senado em torno do presidente da casa e suas implicações numa operação da Polícia Federal. Enquanto mestre Ariano, do alto de sua sabedoria, se declara um mentiroso que, na sua luta cidadã, conta com as armas do “galope do sonho e o riso a cavalo”, temos outros a tentar nos fazer de idiotas.

Para mostrar que a luta da cidadania, como bem disse Merval Pereira, começa a verdadeiramente despertar nos cidadãos brasileiros, colocamos à disposição de todos no www.avozdocidadao.com.br uma lista das principais entidades que lutam contra a corrupção, a ilegalidade e pelo controle social dos mandatos. São mais de uma centena de entidades em todo o país, cujo trabalho nós aqui acompanhamos sempre, como, por exemplo, a Amarribo (Ribeirão Bonito/SP); Asajan (Januária/MG); Recall Brasil (Rio de Janeiro/RJ), Voto Livre, Instituto Ágora (São Paulo/SP), Politicus (São Caetano do Sul/SP), Movimento Contra a Corrupção e pelo Voto Livre-MCCVL (Juiz de Fora/MG) – dentre muitas outras.

A plena cidadania envolve informação e participação. Se você quer fazer parte dessa transformação, entre em contato conosco pelo e-mail avozdocidadao@avozdocidadao.com.br, ou através da entidade na sua região. Participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.