Conheça a cartilha do MCCE sobre corrupção eleitoral na saúde

ouvir2010 é ano eleitoral, como vocês sabem. Assim, torna-se muito mais importante conhecer as propostas dos candidatos para os mais diversos temas. Uma das questões que afeta mais diretamente todo nós é a da qualidade da saúde pública. E ela tem tudo a ver com a responsabilidade política que todos devemos ter enquanto cidadãos eleitores e pagadores de impostos.

Não devemos nos esquecer dos últimos escândalos envolvendo o setor da saúde, como o escândalo dos sanguessugas, também chamado de “máfia das ambulâncias”. Muita gente por aí diz que não gosta de política e não quer nem saber o que os políticos estão fazendo, mas a cidadania nos mostra que somente com um acompanhamento bem de perto do que eles fazem com o meu, o seu, o nosso dinheiro é que se pode transformar os péssimos costumes políticos que vemos por aí. Afinal, só nesse escândalo dos sanguessugas mais de 110 milhões de reais foram desviados dos cofres públicos.

Pois pensando nisso, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE está divulgando a sua cartilha “Voto não tem preço, saúde é seu direito!”. A cartilha procura alertar para a responsabilidade política que temos em escolher os candidatos mais alinhados com o combate à corrupção eleitoral, principalmente no setor da saúde.

Logo em sua introdução, a cartilha observa que muitos dos benefícios que os candidatos oferecem em troca do seu voto já são garantidos pela lei. Temos ainda toda a história da criação do Sistema Único da Saúde, o SUS, além de informações sobre os direitos dos portadores de deficiência, das mulheres e dos idosos.

Mas principalmente, o MCCE detalha em sua cartilha quais os principais casos em que podem ocorrer corrupção eleitoral, como tentar trocar o voto por medicamentos ou alguma facilidade em fazer tratamento de saúde fora do domicílio. Esses são direitos já garantidos aos cidadãos e político algum pode tentar trocá-los pelo seu voto.

A cartilha ensina também a denunciar casos como esses, como ligar para o /disque Saúde do Ministério da Saúde, que é 0800 611-997. Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar em primeira mão a cartilha do MCCE “Voto não tem preço, saúde é seu direito!”. Basta acessar o www.avozdocidadao.com.br!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.