Cidadania e mobilidade: o aplicativo “Você Fiscal”

Amigos ouvintes, como o tema principal do momento são as eleições, vamos agora dar a dica de uma iniciativa muito promissora, vinda de São Paulo: o projeto “Você Fiscal”.

Desde a implantação da urna eletrônica no Brasil, a questão da segurança desses equipamentos sempre foi muito questionada. O Tribunal Superior Eleitoral, responsável pelas urnas, sempre garantiu que o sigilo do voto está assegurado. Inclusive já permitiu algumas vezes que especialistas em computação tivessem acesso à urna e ao seu software, para que qualquer vulnerabilidade fosse descoberta. E acontece que em 2012, um grupo de professores de tecnologia da informação da Unicamp relatou falhas na programação da urna, algumas delas até bem banais. Sem falar que a nossa urna eletrônica não imprime um comprovante físico, tornando impossível a realização de uma recontagem de votos, o que é inadmissível em qualquer democracia que se preze.

Segundo eles, o TSE foi avisado dessas falhas, e não tomou as medidas de prevenção necessárias. E foi daí que surgiu a ideia do “Você Fiscal”. Em linhas gerais, o processo é simples. Após as 17 horas no dia da eleição, as urnas eletrônicas não podem receber mais votos e emitem um comprovante que contém o resultado total daquela seção eleitoral. Esse comprovante é fixado na porta da seção, para que fiscais de partidos e cidadãos comuns possam ver o resultado. O “Você Fiscal” é um aplicativo que permite a qualquer pessoa com um smartphone fotografar esse comprovante e enviar a imagem para uma central que então computa todos os votos e assim realiza uma espécie de apuração paralela à oficial do TSE.

O professor de computação Diego Aranha, um dos líderes do grupo, espera terminar o desenvolvimento do aplicativo até as eleições de outubro. Mas uma coisa é certa, mesmo que para este pleito de agora não tenhamos o “Você Fiscal” funcionando 100%, nossas eleições nunca mais serão as mesmas e provavelmente o TSE será pressionado a finalmente reavaliar as urnas que estão em uso hoje em dia.

Mas nada disso vai funcionar se não tivermos uma grande mobilização de cidadãos mais conscientes e atuantes dispostos e percorrer algumas seções eleitorais e tirar as fotos. E, claro, dispostos a incentivar outros cidadãos a fazer o mesmo.

Vale a pena conhecer todo o projeto do “Você Fiscal”, no link especial que preparamos aqui no www.avozdocidadao.com.br.

Fica a dica e até semana que vem!

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 15 de abril de 2015 às 11:11

    […] 07/09/2014 Dicas para não se deixar enrolar pela propaganda política Cidadania e mobilidade: o aplicativo “Você Fiscal” […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.