Cidadã exemplar leva cuidados odontológicos a comunidades carentes

O que fazer quando os governos falam, falam, mas falham em promover índices básicos de segurança, saúde, educação e justiça para os cidadãos?

Como sempre temos apontado aqui, a plena cidadania passa pela organização da sociedade civil, que assim pode cobrar e fiscalizar a boa conduta dos políticos e a execução correta dos orçamentos públicos. Mas também passa pelas ações individuais de cidadãos dedicados a uma causa relevante para o todo da sociedade.

Temos aqui o relato de um desses casos. A dentista e cidadã exemplar Cristiane Macêdo de Santana, uma das vencedoras do Prêmio Mabe Mulher Cidadã 2008, foi muito além da sua comunidade para levar saúde a quem necessita de tratamento dentário e não pode pagar. Há três anos ela fechou seu consultório e começou a viajar pelo Brasil e pelo mundo, levando atendimento às comunidades carentes e instruções sobre higiene pessoal e prevenção das cáries.

Ela tem viajado de barco, avião, carro – e até mesmo a pé – para fazer este trabalho de primeira necessidade para uma população saudável. Cristiane vai aos lugares mais remotos como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas do Amazonas – e até mesmo para fora do país, como o Paraguai, China e Tibete – na busca de fazer a diferença.

Do ponto de vista da cidadania, o que tornou exemplar o relato de Cristiane é quando ela nos conta que não se contenta apenas em realizar esse trabalho de grande dedicação. Ela faz questão de encorajar outros dentistas e médicos profissionais a seguirem o seu caminho. Como sempre falamos aqui, a plena cidadania não é feita apenas da boa conduta cidadã individual, e sim da busca por divulgar o conceito e também influenciar outros a fazerem o mesmo.

Pois aqui na Voz do Cidadão estamos torcendo para que outros sigam esse caminho. Afinal, esta é uma das alternativas possíveis quando o poder público falha em garantir saúde, segurança e justiça aos cidadãos.

Para saber mais sobre a história da cidadã exemplar Cristiane Macêdo de Santana, acesse aqui o portal www.avozdocidadao.com.br, e leia na íntegra o relato!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.