Cartilha do Ministério do Meio Ambiente fala de participação social e saneamento

O Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com outros ministérios, como o das Cidades, o da Saúde e o da Educação acaba de lançar uma cartilha voltada para uma das grandes questões enfrentadas pelas redes e entidades voltadas para o controle social do poder Executivo em âmbito municipal.

A cartilha “Educação ambiental e mobilização social em saneamento” procura mostrar aos cidadãos que a sociedade pode, sim, participar e influenciar as decisões de investimentos públicos em saneamento. Um problema que afeta milhões de brasileiros, principalmente nas camadas menos favorecidas.

Produzida totalmente em formato de história em quadrinhos, a cartilha mostra como a falta de saneamento básico afeta a saúde das pessoas. Através do dia-a-dia de uma comunidade, a cartilha tem o grande mérito de mostrar a importância de se organizar em coletivos, como uma associação de moradores, por exemplo. Essa entidade funciona como captadora das diversas necessidades locais e como interlocutora com o poder público.

Assim, é mostrado o funcionamento ideal de uma associação, e como os problemas devem ser levados ao poder público para discussão, planejamento das soluções possíveis e a implementação do que foi combinado.

E não é só isso, a cartilha ainda fala de soluções “verdes” para saneamento, como reflorestamento nas margens de rios e uso de filtros ecológicos simples para casas. Além disso, mostra como é possível fazer parcerias com instituições educacionais e até empresas da região, para captação de recursos e até para ter mais força junto ao poder público.

O importante é passar a idéia de que somente nos juntando em coletivos é que teremos mais força junto ao poder público para mudar a realidade de onde moramos.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês podem baixar a íntegra da cartilha “Educação ambiental e mobilização social em saneamento”, do Ministério do Meio Ambiente. Baixem, leiam e comentem com outros cidadãos da sua comunidade.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.