Campanha “Diga não à esmola” ganha força em vários municípios

Depois das cidades de Aracaju/SE, Limeira/SP e Cuiabá/MT, conforme divulgamos em outubro passado, agora é a vez da cidade de Manaus/AM aderir ao tema “Não dê esmolas”, neste fim-de-ano.

Assim como das outras cidades que falamos, o objetivo da campanha “Digo sim à cidadania, não dou esmolas”, da prefeitura de Manaus, é o de sensibilizar a população a doar recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e a não contribuir com a mendicância e com o trabalho infantil.

Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Jorge Guimarães, pagar por produtos ou serviços oferecidos por crianças e adolescentes nas ruas somente contribui para perpetuar uma situação de exclusão social. Esta atitude pode ser substituída pela doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ajudará a sustentar projetos voltados para o público infanto-juvenil.

Embora o movimento esteja crescendo em todo o país, há quem discorde da sua eficácia. Recebemos uma mensagem de nossa ouvinte Esther Scheffer alertando para alguns perigos que uma iniciativa como essa pode causar.

Segundo ela, trata-se mais de uma questão de controle social. Afinal, de que adianta o dinheiro ir para um Fundo Municipal se os cidadãos não fiscalizarem e cobrarem a sua correta aplicação? Se o correto é não dar o peixe, e sim ensinar a pescar, então a Esther pergunta: “cadê o peixe? cadê a vara de pescar? cadê a isca? cadê o rio? cadê quem vai ensinar a pescar? Em outras palavras: cadê o emprego? Cadê uma educação que forme o cidadão para o emprego? Ou ainda, cadê a ação social para atender este cidadão especificamente?”.

Por um lado, dar esmola pode significar o desenvolvimento de toda uma geração de cidadãos despreparados para qualquer tipo de trabalho. Por outro, não dar esmola pode significar a falta de alimento ou agasalho para uma criança.

Aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para o site da Prefeitura de Manaus, owww.manaus.am.gov.br, onde vocês podem ler mais informações sobre mais esta iniciativa. E temos também um link para o artigo de Esther, intitulado “Sobre a Campanha Diga Não às Esmolas”.

O debate está lançado!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.