Auditores da Receita divulgam cartilha sobre Reforma Tributária

ouvirAgora vamos falar sobre um tema universal: o nosso bolso. Com a inflação ameaçando voltar e os preços subindo, vale a pena refletir sobre um dos grandes motores dessa situação: o caos do nosso sistema tributário. A carga de impostos hoje no Brasil é muito grande e impõe aos cidadãos e às empresas um peso excessivo, quase 38% de tudo o que o país produz, o chamado PIB. Como resultado, temos um enorme índice de informalidade e inadimplência, o que afeta a vida de todos.

Nós já falamos disso antes algum tempo atrás  e a situação não mudou muito. Neste momento temos engavetada no Congresso uma proposta de reforma tributária que deveria estar sendo amplamente discutida com a sociedade, mas poucos tocam no assunto.

Por isso, recomendamos aos ouvintes aqui do Agito que conheçam uma cartilha que explica tudo sobre a Reforma Tributária, especialmente desenvolvida por auditores-fiscais da Receita Federal. Ou seja, por quem mais entende do assunto.

A cartilha “Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças”, do
Sindifisco Nacional, explica em detalhes o caos do sistema atual, quais as suas causas e o que pode ser feito. Ela também propõe itens obrigatórios para uma verdadeira reforma tributária cidadã, na qual os cidadãos menos favorecidos não sejam tão atingidos pelo peso dos impostos e taxas. É a chamada “progressividade” da tributação, que deve sempre ser maior para quem tem maior renda e menor para os que recebem menos.

Através da revisão de renúncias fiscais e da desoneração de diversos impostos, os auditores-fiscais garantem que o sistema passará a funcionar de maneira mais eficiente, justa e até com melhor arrecadação do que hoje.

Para quem quiser conhecer a cartilha “Sistema Tributário”, do Sindifisco, basta dar uma passadinha aqui na vozdocidadao.com.br e baixar a íntegra. Conheçam e reflitam sobre o que podemos fazer para apoiar esta idéia e pressionar nossos políticos e fazer andar de novo a reforma tributária.

Até sábado que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.