As ameaças contra as entidades de controle social e seus membros

ouvirQuem nos acompanha neste espaço já percebeu que um dos temas mais comentados é o das entidades da sociedade civil dedicadas a promover a conscientização dos cidadãos para a importância do controle social de governos e mandatos. Não é para menos, pois estamos falando aqui do seu, do meu, do nosso dinheiro suado que arrecadado pelo poder público na forma de impostos, taxas e contribuições. E é claro que não podemos deixar qualquer um fazer o que bem entender com ele.

O trabalho dessas organizações tem sido fundamental para mudar a cara da nossa cultura de cidadania nas últimas décadas. Graças aos seus esforços, hoje temos marcos legais fundamentais como a da Ficha Limpa e a de acesso à informação pública, para citar apenas duas.

Mas nem tudo são flores e aqueles que querem se dedicar ao controle social do poder público devem estar preparados para vencer muitas resistências. Hoje vamos comentar duas situações emblemáticas e que, com certeza, se repetem por todo o país.

O primeiro caso é de tentativa de cerceamento da liberdade de expressão dessas entidades e vem de Fortaleza, no Ceará. Através da rede Amarribo Brasil, ficamos sabendo de uma grave tentativa de intimidação de um dos coordenadores da organização AVAMT – Associação Mato-Grossense Voz Animal, especializada em denunciar maus-tratos a animais domésticos ou selvagens. Esse coordenador vem sendo seguido há mais de duas semanas e agora teme por sua própria vida, segundo relatou.

O outro caso se refere a um cerceamento financeiro ao qual algumas entidades estão sujeitas. Um bom exemplo vem da região serrana do estado do Rio de Janeiro. A entidade Nossa Teresópolis vem tentando sensibilizar empresários e cidadãos influentes da comunidade local para a importância de seu trabalho de fiscalizar as ações e as contas do poder público municipal, mas tem tido pouco sucesso até agora. Com isso, a região corre o risco de perder um grande reforço para a luta da cidadania em uma cidade que tem já sua a imagem manchada pelas suspeitas de improbidade administrativa de antigos mandatários.

Infelizmente, exemplos como esses ainda existem por todo o Brasil em pleno século 21. A luta é inglória, mas fundamental. Confiram sempre aqui no www.avozdocidadao.com.br as últimas novidades sobre essas e outras organizações da cidadania!

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 15 de abril de 2015 às 14:20

    […] As ameaças contra as entidades de controle social e seus membros Campanha “Lidera Dilma” quer posição firme do Brasil contra paraísos […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.