Apresentação na internet dá dicas sobre segurança pessoal nas grandes cidades

Recebemos aqui no nosso portal uma apresentação bastante completa com orientações sobre o que fazer em situações de risco para nossa segurança pessoal.

A apresentação “Segurança Pessoal” vem creditada à Brigada Militar do Rio Grande do Sul e apresenta uma série de informações úteis para o cidadão comum evitar se tornar uma vítima da violência urbana.

Na primeira parte, são apresentados os principais delitos praticados, que são o seqüestro relâmpago, o seqüestro com pedido de resgate, seqüestro com veículo, assalto à mão armada e assalto mediante seqüestro.

A seguir, é detalhado o que o cidadão deve fazer em termos de prevenção contra a abordagem de um possível criminoso. Por  exemplo, se você estiver caminhando na rua e vir alguém suspeito vindo diretamente em sua direção, não hesite, mude a direção e mantenha uma boa distância entre você e ele. Se ele passar a correr em sua direção, indicando que pretende cometer algum delito, grite. Em geral, o bandido não continuará correndo atrás de você, afinal ele não quer chamar a atenção. Na maioria dos casos assim, ele irá preferir escolher outra vítima menos preparada.

A hora e onde estacionar o carro também são importantes para se evitar imprevistos. Muitas vezes quando você chega ainda é dia e o local está movimentado. De noite, quando você volta para o carro, o local se revela escuro, vazio e muito perigoso. A apresentação sugere que você planeje onde vai estacionar, e que dê preferência para estacionamentos pagos, pois carro parado na rua é sempre mais perigoso. Outra dica importante: se, quando você voltar ao seu carro, desconfiar de alguém ou alguma coisa, não entre nele e passe direto. Assim você poderá avaliar mais de longe a situação e decidir o que fazer.

O momento em que o criminoso aborda sua vítima é o mais delicado. Lembrem-se: nunca crie situações que façam o bandido sentir que está perdendo o controle e nunca revide a agressões físicas contra você ou contra seus acompanhantes. O criminoso em geral está mais nervoso que sua vítima e as conseqüências podem ser catastróficas.

Estas e muitas outras dicas importantes sobre segurança já estão disponíveis aqui no portal da Voz do Cidadão, na apresentação “Segurança Pessoal”, para vocês baixarem e divulgarem para seus amigos. Temos aqui também um link especial para a página “Dicas de Segurança” da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, onde vocês têm acesso a estas e muitas outras informações sobre o que fazer para prevenir situações como essas.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.