ANS vai agilizar a mediação de conflitos entre usuários e planos de saúde

ouvirAgora vamos falar do segundo maior setor de reclamações nos Procons de todo o país: o dos planos de saúde. Afinal, quem de nós que paga plano de saúde já não teve negada a cobertura de algum exame, internação ou cirurgia. E as desculpas são sempre as mais esfarrapadas.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, essa negativa de cobertura é o terceiro maior motivo de reclamações, feitas à Agência, contra planos de saúde no Brasil. Para vocês terem uma idéia, só no ano passado foram quase 9 mil reclamações sobre o assunto.

Pois a ANS decidiu correr fazer valer a sua função constitucional como órgão regulador do setor e está desenvolvendo um mecanismo chamado “Notificação de Investigação Preliminar”, ou simplesmente NIP. Com o NIP, a ANS vai mediar os conflitos entre usuários e operadoras de plano de saúde justamente nesses casos de negativa de cobertura.

A idéia é criar um “corredor expresso” de atendimento para dar mais agilidade ao tratamento das reclamações dos usuários e aí evitar longos processos administrativos internos que acabam não atendendo os casos em tempo hábil.

Por enquanto já existe um projeto piloto sendo testado junto a 35 operadoras  de planos de grande porte e em alguns estados –  Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Cuiabá-MT e no Distrito Federal. Mas a ANS já divulgou que em breve o NIP cobrirá todo o país.

Uma boa notícia para quem paga caro para garantir a sua saúde e acaba sendo frustrado pela recusa de seu plano em atender bem.

E você aí em casa, sabe quais são os exames e cirurgias que o seu plano de saúde cobre? Aqui na Voz do Cidadão colocamos um link direto para o Rol de Procedimentos 2010 da ANS, com a lista completa de consultas, atendimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória nos planos de saúde.

E para qualquer dúvida sobre o NIP, anote aí o Disque ANS. É o 0800 701 9656.

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