28 de abril – Dia Mundial pelas Vítimas de Acidentes de Trabalho

ouvirAgora vamos falar um pouquinho sobre o dia de hoje, quando se comemorou em todo o mundo o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Pode não parecer, mas um dos grandes problemas envolvendo o sistema se seguridade social no Brasil é justamente o índice de acidentes envolvendo trabalhadores em todos os segmentos da economia.

Segundo a OIT, a Organização Internacional do Trabalho, no mundo todo até 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes. Por dia, morrem 5 mil cidadãos em acidentes de trabalho; nada menos que três vidas a cada minuto. Aqui no Brasil, infelizmente não ficamos para trás. Temos quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.

E o prejuízo não se refere unicamente às vidas perdidas. O dinheiro dos cidadãos pagadores de impostos também é perdido. Segundo os dados do mais recente Anuário Estatístico da Previdência Social são muito altos os custos dos acidentes de trabalho para o Brasil. Temos perdas que chegam a 71 bilhões por ano de reais. Ou seja, quase 9% da folha salarial total do país, que hoje vai a 800 bilhões de reais. Não é à toa que a ANPT, a associação dos procuradores do trabalho, mantém uma parceria permanente com o Ministério Público do Trabalho para tornar mais eficaz a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais. Principalmente, no âmbito do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Para Álvaro Sólon, da Anfip, a associação dos auditores da receita federal, a influência dessa questão sobre a seguridade social deve ser sempre lembrada. Nas palavras dele: “A Seguridade Social é responsável pela dignidade do povo brasileiro“.

Por isso, fazemos questão de convocar todos os cidadãos conscientes e atuantes para uma reflexão. Como estão as condições de trabalho que empresas e empregadores estão oferecendo aos cidadãos aí na sua cidade? E o combate ao trabalho análogo à escravidão? E como isso sobrecarrega o sistema de seguridade social, já que é ele o responsável pelas indenizações aos familiares das vítimas?

Não se esqueçam de que todos nós temos o dever cidadão de denunciar sempre que testemunhamos alguém ou alguma empresa infringindo as leis do trabalho. Quando isso acontecer, acesse o portal.mpt.gov.br ou procure diretamente o escritório regional do ministério público aí no seu município.

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.