Você sabe quanto custa o Brasil pra você?

ouvirTemos falado bastante aqui sobre a importância da conscientização dos cidadãos para o combate à corrupção. Hoje vamos comentar uma iniciativa de cidadania que foi lançada na internet.

O portal www.quantocustaobrasil.com.br é totalmente dedicado a mobilizar as pessoas para a cidadania fiscal. Nele, os internautas têm informações detalhadas sobre o excessivo peso tributário que está embutido em cada produto ou serviço consumido no Brasil, desde a cesta básica até os mais supérfluos, além de uma lista completa de produtos e serviços e o percentual de impostos que cada um carrega.

Não custa lembrar que um grande índice de sonegação fiscal acaba fazendo com que os impostos aumentem. E impostos altos acabam alimentando a sonegação fiscal, num círculo vicioso. E essa situação é um obstáculo grave para o desenvolvimento de qualquer país. Com isso, a carga tributária no Brasil já chegou a 35% do PIB, desestimulando investimentos e prejudicando a geração de empregos.

Pois hoje vamos recomendar uma das ferramentas de conscientização que estão disponíveis no site, o “Jogo da Formiga”. De forma bem lúdica, cada cidadão é convidado a ajudar a personagem “Dona Formiga” a fazer suas compras de mês. Enquanto se escolhe os produtos de uma lista, podemos ver o quanto o poder público arrecada dos cidadãos em forma de impostos. Depois que se percebe o quanto é dolorida a “mordida” fiscal, o cidadão é confrontado com três opções: “deixar tudo como está”, “comprar produtos piratas” e “agir para mudar”.

Obviamente a resposta correta para os cidadãos conscientes e atuantes é “agir para mudar”, mas como fazer? O próprio jogo convida para uma das alternativas possíveis, que é participar de um “Abaixo-assinado pela Reforma Tributária”, que quer prioridade nas votações no Congresso para projetos ligados ao tema.

Vale a pena conhecer as informações oferecidas pelo site Quanto Custo o Brasil Pra Você. Aqui na nossa avozdocidadao.com.br temos um link especial para essa campanha. Acessem, conheçam e discutam com seus amigos a necessidade urgente de uma reforma em nosso sistema tributário!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.