Você conhece o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas?
A grande mídia nacional continua a registrar toda a discussão em torno da verba indenizatória a que os nossos parlamentares têm direito. Essa verba permite que os deputados gastem até R$ 15 mil por mês com atividades relativas ao mandato, como como aluguel de escritório nos estados, combustível, materiais de divulgação do mandato, entre outros.
O problema é que, para receber esse dinheiro, cada parlamentar tem que comprovar o gasto com notas fiscais, e a suspeita generalizada é que grande parte dos parlamentares usa notas frias e nem a Câmara nem o Senado checam as informações recebidas.
Pois este é apenas um dos muitos casos de falta de transparência nas contas públicas, que são aquelas pagas com o seu, o meu, o nosso dinheiro suado.
Para reverter esse quadro foi criado em 2004 o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. O Fórum tem o apoio de 20 das entidades mais atuantes na causa da cidadania, como a Associação dos Juízes Federais-Ajufe, a Transparência Brasil, a Associação dos Magistrados Brasileiros-AMB, a Amarribo, o Ibase, a OAB, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho-Anamatra e muitas outras.
No site, estão disponíveis notícias sobre a questão do direito à informação pública no Brasil e no mundo, e um amplo conjunto de documentos sobre o tema. E os internautas podem até baixar muitos arquivos sobre a legislação pertinente e pesquisas nacionais e internacionais. Sem falar nos eventos que são divulgados pelo Fórum, como o Seminário Internacional sobre Direito de Acesso a Informações Públicas, que vai ser realizado dias 1º e 2 de abril próximos.
O direito à informação é um dos pilares da plena cidadania. Acesse aqui na Voz do Cidadão um link direto para a página do Fórum, repasse para a sua lista de contatos e participe!