UNAFE apoia evento comemorativo na quarta, dia 12/03
Hoje, 7 de março,  é o Dia Nacional da Advocacia Pública Brasileira, uma das funções essenciais à justiça
 
Data comemorativa celebra o exercício da Advocacia Pública nos três entes da Federação. Câmara Federal promoverá sessão solene no dia 12 de março. Entenda melhor a Advocacia Pública e veja números da atuação destes profissionais em nível nacional.
 
Prevista entre as funções essenciais à justiça em capítulo próprio da Constituição Federal de 1988, a Advocacia Pública ainda é pouco conhecida dos brasileiros. O papel desempenhado pelos Advogados Públicos ainda não fica claro para a população.
 
O Dia Nacional da Advocacia Pública é uma conquista da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil e da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP, que sugeriram a criação da data em 2010. 
 
A data escolhida para comemorar o Dia Nacional da Advocacia Pública, 07 de março, lembra o dia em que foram criados os cargos de procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco, ainda na época do Brasil-Colônia (1609), sendo o primeiro registro histórico no país do que hoje se conhece por Advocacia Pública.
 
Mesmo desconhecida a atuação dos Advogados Públicos é extremamente relevante para o País. Somente no âmbito Federal, os membros da Advocacia-Geral da União já trazem resultados positivos em defesa do interesse do cidadão e do patrimônio público.
 
No dia 10/02/2014, a Advocacia Pública Federal completou 21 anos de atividade sob a nomenclatura Advocacia-Geral da União. O Relatório de Gestão realizado pela própria Instituição aponta que os órgãos da Advocacia-Geral da União – a Procuradoria-Geral da União, a Procuradoria-Geral Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Procuradoria-Geral do Banco Central – economizaram e arrecadaram mais de 151 bilhões aos cofres públicos[1].
 
A UNAFE é uma entidade que congrega membros da AGU das quatro carreiras (Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores do Banco Central) e comemora o resultado da atuação dos Advogados Públicos Federais.
 
A data simbólica levará a Advocacia Pública para o centro do debate político na semana que vem. A UNAFE convida todos os Advogados Públicos a participar do evento.
 
Após articulação parlamentar da UNAFE e das demais entidades da Advocacia Pública, a Câmara dos Deputados confirmou para a próxima quarta-feira, 12 de março, a partir das 17h, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Advocacia Pública.
 
O Dia Nacional da Advocacia Pública é uma conquista da UNAFE e da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo – APESP, que sugeriram a criação da data em 2010. A proposta foi apresentada em novembro de 2011 na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-PB) e sancionada em março de 2012 pela Presidente da República Dilma Rousseff.
 
A data escolhida para comemorar o Dia Nacional da Advocacia Pública, 07 de março, lembra o dia em que foram criados os cargos de procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco, ainda na época do Brasil – Colônia (1609), sendo o primeiro registro histórico no país do que hoje se conhece por Advocacia Pública.
 
Além de representantes da UNAFE, participarão do encontro, diversos parlamentares, dirigentes das demais entidades da Advocacia Pública em seus três níveis (federal, estadual e municipal) e Advogados Públicos e membros do Poder Judiciário e Legislativo.
 
Participe do evento!
 
LOCAL: Plenário 11 da Câmara Federal – ao lado do plenário da Comissão Especial.
 
DATA/HORÁRIO:  Dia 12 de março (quarta-feira) às 17h.

 

Deixe uma resposta