TV de plasma causa primeira ação contra empresa fabricante do produto

Conforme havíamos comentado aqui algum tempo atrás, já estão começando os problemas entre consumidores e fabricantes de TV a Plasma. Naquela conversa, um dos aspectos mencionados foi a diferença de qualidade de imagem que a TV exibe quando a fonte é digital (como as de um DVD ou de TVs por assinatura) ou analógica (TVs abertas). Pois o primeiro problema acaba de ser anunciado. Em notícia veiculada através do nosso parceiro o Portal do Consumidor (www.portaldoconsumidor.org.br), uma indústria de televisores e uma grande cadeia de lojas foram condenadas a indenizar um consumidor do Rio de Janeiro com R$ 4.100 por omitirem problemas tecnológicos relacionados ao televisor de plasma comprado por ele. Como o aparelho é digital e o Brasil tem um sistema analógico, a imagem neste tipo de aparelho fica distorcida. Na decisão, a juíza Lúcia Glioche, do 1º Juizado Especial Civil do Rio, afirma que “é dever do fornecedor informar todas as características do produto e que a responsabilidade pela reparação dos danos ao consumidor é tanto do fabricante quanto do comerciante”. “O dano moral resultou da frustração do consumidor, que não pode usufruir o produto” – afirmou José Roberto de Oliveira, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e Trabalhador (Anacont). A empresa fabricante informou que o problema é da resolução das imagens exibidas pelo televisor de plasma, e garante que está tomando providências para esclarecer aos consumidores a questão até que o padrão digital seja adotado no país.

Pois parabéns a esse cidadão consumidor exemplar que, com sua iniciativa de acionar na justiça o fabricante e o vendedor de um produto, acaba beneficiando todos os cidadãos, ao compelir as empresas a adotaram práticas de venda mais justas e transparentes.

Em tempo: a Rede Globo acaba de anunciar que as transmissões em TV digital (no Rio de Janeiro e São Paulo) devem começar doze meses após após o fim das discussões sobre adaptação do padrão japonês.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.