Superior Tribunal de Justiça lança o site STJunior
Como vocês viram agora há pouco, a falta da presença paterna na educação de uma criança é determinante para a sua formação como cidadã consciente no futuro. Agora vamos comentar uma iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, que vem justamente trazer para o mundo infanto-juvenil um dos conceitos-chave da cidadania, a Justiça.
O STJ acaba de lançar um site totalmente dedicado a esse público. Na verdade, é o primeiro dos tribunais superiores brasileiros a ter esta iniciativa, que é a de trazer o mundo da Justiça para os futuros cidadãos. Afinal de contas, é entendendo desde cedo como funciona a justiça e para quê ela serve, que nossos filhos poderão ter firme dentro de si a noção de direitos e deveres coletivos, fundamentais para a cidadania.
O site STJunior foi criado não só para traduzir a linguagem jurídica para crianças e adolescentes, mas também para que elas compreendam o papel da Justiça nas relações da sociedade moderna.
São seis links principais. No menu “STJ”, as crianças vão aprender sobre justiça e cidadania, conhecer a principal atividade do STJ e o projeto de virtualização dos processos, que é a transformação desses processos que ainda estão em papel para uma versão digital. O link “Turma da Justiça” foi feito para mostrar as diferenças entre o trabalho do magistrado, do advogado, do defensor público e do procurador. No “Planeta Gaia”, a garotada vai se familiarizar com os projetos socioeducativos e socioambientais do Tribunal.
Mas também tem espaço para tirar as dúvidas. Basta acessar o link “Conexão STJunior” para entrar em contato com a equipe do site que estará à disposição para esclarecer e receber sugestões.
Uma excelente iniciativa de um órgão importante da Justiça brasileira. E que sabe que a Justiça não pode ficar presa apenas a tribunais e câmaras de recursos. Ela tem que ir às ruas, aos cidadãos, que precisam saber o que esperar dela e como usá-la.
Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link direto para o site STJunior, do STF. Para crianças, adolescentes, pais e educadores visitarem e se divertirem.