Site Petition Online é um poderoso instrumento de pressão

Semana passada falamos sobre as manifestações de indignação e por justiça de milhares de brasileiros, por causa da morte brutal do menino João Hélio, de apenas 6 anos.

Além do manifesto da ong Gabriela Sou da Paz, indicamos um outro em nossa Agenda, o de Ana Paula Boller, de revisão de vários itens do Código Penal e sugerindo a criação da Lei João Hélio Fernandes, e que está hospedado num dos maiores fenômenos de manifestação atuais, o site Petition Online.com.

O Petition Online recebe manifestos de qualquer natureza, desde sociais até políticos, e de qualquer parte do mundo. É um site de manifestos por excelência, onde os cidadãos se expressam e buscam a adesão de outras para que juntas possam exercer pressão da opinião pública sobre mandatos e governos.

O fenômeno já conseguiu alguns resultados impressionantes. Na Itália, por exemplo, 826 mil cidadãos assinaram um manifesto no Petition, reclamando da cobrança indevida de uma taxa sobre o valor dos créditos de celulares pré-pago, embutida no valor de cada cartão ativado. A força de tantas adesões foi tamanha que o governo italiano, agora em final de janeiro, criou uma lei impedindo o tal “custo de recarga” cobrados pelas empresas de telefonia. Mais uma iniciativa da cidadania italiana com a ajuda do Petition Online.com

Outro caso foi o do pedido de desculpas da gigante Microsoft pelo mau funcionamento de seu serviço WebTV. O manifesto, que acabou não gerando tantas adesões (cerca de 1.000) gerou uma carta oficial de desculpas da WebTV, onde o diretor responsável considerava pertinentes os questionamentos e se comprometia a regularizar cada ponto considerado ruim do serviço.

Mesma coisa aconteceu com a CNN, que se viu compelida a pedir desculpas públicas após manifesto on-line da National Association of Muslim Women, do estado de Virgínia, nos Estados Unidos, reclamando da maneira como a TV de notícias retratou as mulheres muçulmanas em suas reportagens.

Aqui no Brasil, aos poucos a cidadania está descobrindo a força dos manifestos. Esta semana, o manifesto de Ana Paula está em segundo lugar entre os mais votados em atividade. Já são 20 mil adesões pedindo a votação da Lei João Hélio Fernandes. Em quarto lugar no site, outro manifesto brasileiro, pedindo uma revisão no Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código Penal, este já com mais de 4 mil assinaturas.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o Petition Online, para vocês conhecerem manifestos do mundo inteiro, o www.petitiononline.com.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.