<p>Servidor Público – Semana Nacional entre 23 e 29 de outubro<p>

Servir com entusiasmo

 

A primeira edição da Semana Nacional do Serviço Público ocorrerá esse ano, entre os dias 23 a 29 de outubro.

 

O propósito da iniciativa é constituir, aos poucos,  um amplo movimento colaborativo para promover a cultura de servir ao interesse público com entusiasmo, responsabilidade e efetividade.

 

Nesse sentido, de forma similar ao que ocorre na Semana Global do Empreendedorismo, diversas instituições e cidadãos estão sendo convidados a realizar atividades atinentes ao universo do serviço público.

 

Será um momento para conectar servidores e sociedade, buscando capacitar e inspirar a todos que tenham interesse de contribuir com a melhoria do serviço público.

 

A Semana Nacional do Serviço Público está em consonância com a resolução 57/277 da ONU, a qual recomenda que os países membros:

 

– reconheçam o trabalho dos servidores públicos;

– celebrem o valor e a virtude de servir ao público;

– ressaltem a importância do servidor público para o desenvolvimento;

– encorajem jovens a seguir a carreira pública.

 

Países como Canadá, Austrália e Estados Unidos já instituíram suas próprias semanas do serviço público.

 

Por aqui no Brasil, diversos órgãos públicos já realizam Semanas do Servidor, associadas ao Dia do Servidor Público. No entanto, esses eventos, em geral, são viabilizados de modo improvisado e com foco apenas no público interno.

 

Nossa intenção é potencializar o efeito desses eventos, estimulando os órgãos a se prepararem com mais antecedência, além de buscar envolver mais ativamente a sociedade civil na realização da Semana.

 

Consideramos que é preciso estimular a sociedade a se apropriar do serviço público. Hoje, poucas pessoas parecem conscientes de que mais de 50% das receitas municipais são destinadas todos os anos à folha de pagamento. Trata-se de recursos estratégicos e de longo prazo que não podem ficar exclusivamente sob supervisão de governos com horizontes de apenas quatro anos.

 

 

É necessário que a sociedade se aproxime do universo da gestão do serviço público, ajudando a construir soluções para os desafios que se colocam.

 

A Semana será mais um passo nesse sentido. Para saber mais, acesse o link a seguir: http://goo.gl/ay0LBm

 

O envolvimento de todos é essencial para o sucesso do serviço público.

 

Deixe uma resposta