Seqüestro-relâmpago e o exemplo do Plano de Segurança de Ipanema

Através do ouvinte da rádio Globo, André Mello, recebemos a mensagem de uma cidadã indignada moradora do bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, e que acabara de sofrer um daqueles chamados seqüestros-relâmpago.

Cada vez mais comuns nas grandes cidades do Brasil, esse tipo de crime é de difícil solução pelas autoridades policiais, e a cidadã carioca a que nos referimos pergunta: “O que fazer?”

Nossa resposta é bastante simples: não há mágica! A única saída é participar da vida pública, comunitária e política! Exercer controle sobre mandatos e orçamentos! E principalmente nos responsabilizarmos pela formação política de outros cidadãos de nossas relações! Como essa própria cidadã está fazendo quando coloca sua mensagem para circular na internet. Mas devemos sobretudo participar das associações de moradores que estão a exigir eficiência do cumprimento das funções essenciais do Estado, como a garantia de vida e de segurança.

Um movimento exemplar do que estamos dizendo, e que já mencionamos aqui, é o Plano de Segurança de Ipanema, o PSI. Aos poucos, problema após problema são discutidos e as solicitações são feitas para o órgão responsável no poder público, seja secretarias da prefeitura, o Ministério Público, polícia, guarda municipal e outros.

Por exemplo, o PSI conseguiu esta semana com a prefeitura a remoção de velhos automóveis que vinham sendo usados como depósito de mercadorias de ambulantes. Outra denúncia que aguarda posição da polícia se refere a policiais que cobram propina de ambulantes e comerciantes.

Preocupações como ocupação urbana, defesa do patrimônio público e segurança dos cidadãos estão na pauta do grupo. E principalmente o incentivo à participação de outros cidadãos, como se pode ver logo na frente do site do PSI: “Compareça às reuniões e traga um vizinho! Junte-se a uma das frentes de ação. Reclame, denuncie, reaja!”.

Pois a verdadeira luta diária da cidadania passa pelo acompanhamento coletivo das ações do poder público, fiscalizando o uso do dinheiro, cobrando soluções mas também propondo alternativas.

Vamos aqui divulgar mais uma vez o site do Plano de Segurança de Ipanema, o psipanema.blogspot.com, para que vocês saibam como funciona essa ação coletiva exemplar de cidadania. E se animem em criar iniciativas semelhantes em seu bairro ou sua cidade. Participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.