Semana Armorial – Feliz aniversário, Ariano Suassuna! Por feliz Brasil nos representar!

No domingo passado duas representações intrigantes do Brasil estavam sendo lançadas simultaneamente na mídia. As revelações da gestante Mônica Veloso sobre suas relações com o poderoso senador da república, presidente do Senado Federal, Dr José Renan Vasconcelos Calheiros, no rastro dos vazamentos das investigações da operação Navalha da Policia Federal. Notícia que ninguém agüenta mais de tão velha na história recente da república, pois no fundo trata do recorrente ciclo vicioso de violação legal, corrupção e violência social de nossa cultura de impunidade batida e rebatida em toda a mídia nacional. E o lançamento da Semana Armorial comemorativa dos 80 anos de vida do nosso grande escritor, dramaturgo e artista multimídia, professor e intérprete de nossa cultural nacional, Ariano Suassuna, com rico calendário de eventos que culmina com a transmissão a partir de logo mais à noite da minisérie “A pedra do reino”, do diretor Luiz Fernando Carvalho pela nossa maior rede de televisão.

Duas matérias sobre dois eventos em curso que representam de modo tão claro a trágica crise civilizatória em que nos encontramos. Duas narrativas que representam a encruzilhada entre a hegemônica cultura de impunidade de que temos nos enojado de uns tempos para cá e a nascente cultura de cidadania que todos aspiramos que prevaleça, enfim!

Resta a opinião pública brasileira mais consciente decidir o que quer que lhe seja servido como seu repasto simbólico: que país estaremos escolhendo construir para nossos filhos? O da bandalha institucional generalizada que contamina o Senado Federal? Ou o da auto-estima criativa da descoberta coletiva de nossa identidade cultural que ganha o passaporte da mídia de massa nesse feliz aniversário de Ariano Suassuna? O que é mais fantástico entre a captura pela mídia do ocorrido em Taperoá ou a captura do ocorrido em Brasília? Que Brasil está morrendo, que Brasil está nascendo? Os grandes jornais e as revistas semanais de informação brasileiras circularam com análises dos dois eventos. São narrativas que nos indignam mas também nos despertam esperança quando compõem cartilhas do que devemos fazer para combater a corrupção no país. Mas também quando nos apresentam e representam os inúmeros eventos comemorativos do aniversário de Ariano Suassuna, com lançamentos de livros, oficinas de artes plásticas, documentários, exposições cenográficas, saraus de recitação, colóquios e palestras os mais diversos e que nos tenta a querer comparecer a todos.

Dois Brasis não por coincidência oriundos da mesma região nordestina de onde partimos para a construção de nossa identidade nacional. O Brasil do relato desrespeitoso do impune e poderoso senador alagoano que trata a mãe de seu filho como gestante e a opinião pública como demente. E o Brasil do velho arauto mambembe paraibano, contador das histórias de nossos sonhos e ousadias de criar uma nova ordem de valores, de respeito às nossas tradições, de coragem de escarafunchar nossas mazelas e refundar um novo reino.

Como já se disse, tem momentos em que história no Brasil é ficção e ficção é história. Em que perdemos a noção dos limites entre realidade e fantasia. Isso pode nos deixar aturdidos e nos fazer perder a noção do norte. Mas vale a pena a escolha. Se através do Brasil oficial sempre acabamos por dar de cara com um Brasil do absurdo, quem sabe entrando no imaginário fantástico de um Brasil sertanejo não encontremos um Brasil cidadão? Se no Senado Federal, não encontramos nobreza entre os nobres senadores, e sim a mesma velhacaria de sempre, quem sabe se no sertão de Taperoá, entre velhacos mambembes delirantes, não venhamos a recuperar o nobre gesto de buscar nossas raízes e as crenças de que somos feitos?

Não temos mais nada a perder nem a temer!

Senhoras e senhores, façam suas apostas!

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm a programação completa dos eventos em homenagem a Ariano Suassuna, e um link direto para o site do autor, o www.arianosuassuna.com.br.

Acessem, conheçam e participem deste evento único!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.