Resposta a ouvinte: cidadã exemplar não cede à chantagem de flanelinha

Hoje vamos comentar um e-mail de uma ouvinte que contém uma lição exemplar de cidadania. Nossa ouvinte Mariana, moradora de Copacabana, no Rio de Janeiro, está com razão indignada com o que lhe aconteceu domingo passado.

Mariana tinha ido almoçar perto de casa com suas duas filhas pequenas. Resolveu parar seu carro num trecho da rua que não tinha demarcação do órgão municipal que controla estacionamentos de rua. Ou seja, era um local onde não se podia cobrar pelo estacionamento. E não é que na mesma hora apareceu um flanelinha exigindo um valor até maior que o cobrado pela empresa? Como Mariana se recusou a pagar essa verdadeira extorsão à luz do dia, inclusive lembrando que o que o flanelinha fazia ali era ilegal, o guardador começou a gritar que trabalhava na área há mais de 20 anos e que ela era obrigada a pagar. Ela chegou a temer pela própria segurança e a de suas filhas.

E o mais absurdo da situação é que outros cidadãos que presenciaram tudo ainda ficaram ao lado do flanelinha, inclusive vaiando a Mariana e chamando-a até de “pão-dura”.

Pois Mariana, o que temos a te dizer é que não desista, insista. Insista na sua conduta de ficar ao lado dos princípios da lei, que é a essência do verdadeiro conceito de cidadania. E que não fica apenas na boa conduta individual ou na ajuda cristã aos outros.

Porque, se hoje é só você, aos poucos outros vão te apoiar. E, assim, estaremos passo-a-passo transformando nossa cultura de ilegalidade e impunidade, cada vez mais generalizada com os maus exemplos que vêm de cima. E aí teremos uma cultura de plena cidadania, de respeito às leis e aos direitos dos outros mas, sobretudo, com o compromisso de todos em respeitar os direitos de todos.

E não se preocupe, fizemos questão de deixar registrada aqui na Voz do Cidadão a sua mensagem, para que sirva de inspiração e exemplo para outros cidadãos conscientes. Acesse nosso site e veja o seu diploma de cidadã exemplar pelo bom exemplo que você deu a suas filhas contra a demagogia dos coitadinhos que querem fazer justiça com as próprias mãos e acima das leis.

Para você, os nossos parabéns

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.