Projeto Sala de Educadores do Senac-SP realiza seminário dia 18

Outubro é o Mês do Educador e sobre esse tema nós até já ressaltamos aqui a importância de iniciativas na mídia como o Todos Pela Educação. Pois agora é a oportuna realização do seminário “Educação no Brasil: perspectivas de um projeto de nação” – pelo Senac de São Paulo no próximo sábado – que vem levantar uma questão que infelizmente ainda não é prioridade para a maioria dos cidadãos eleitores do país: a importâncida decisiva da Educação.

Segundo pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em 21 dos 37 municípios considerados exemplares em educação no Brasil, os eleitores não reconheceram o bom trabalho realizado pelos prefeitos e não os reelegeram.

Outra pesquisa é igualmente preocupante. Segundo o Ibope, menos de 1% dos cidadãos eleitores considera as propostas de Educação como determinantes para escolha do voto nas eleições. E mais: 68% de nós sequer conhecem as políticas e ações desenvolvidas pela prefeitura no âmbito da Educação.

A questão é grave, na medida em que esse desconhecimento sobre a importância da Educação revela o descaso com que governantes e políticos tratam um tema que é encarado como prioridade absoluta em países que registram altos índices de desenvolvimento humano no mundo.

Pois cabe à Mídia a recuperação simbólica do valor da Educação, através da cobertura exaustiva do tema. Para que os cidadãos eleitores e pagadores de impostos tenham consciência da importância vital de se formar bem as gerações futuras de plenos cidadãos. Para que assim possam ter consciência desta que é a causa maior da cidadania, o controle social dos espaços públicos, da conduta das autoridades e agentes da lei, dos governos, dos mandatos e dos orçamentos públicos. E, desta forma, passem a eleger candidatos compromissados com o tema.

E não se esqueçam de participar do seminário “Educação no Brasil: perspectivas de um projeto de nação” no Senac de São Paulo depois de amanhã, dia 18, a partir das 9 horas.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.