Projeto Cidades Inovadoras
Estamos hoje vivendo algumas mudanças importantes para os cidadãos e a cidadania. A recente aprovação da Lei Ficha Limpa já está trazendo bons frutos à nossa vida política, impedindo que verdadeiros bandidos busquem na imunidade parlamentar a impunidade contra a Justiça. Além disso, as redes formadas pelas entidades da sociedade civil estão cada vez mais organizadas e aumentando em número e importância.
Pois agora uma outra iniciativa promete transformar o modo como vemos e participamos da vida comunitária das cidades.
A Federação das Indústrias do Paraná-FIEP está lançando o movimento Cidades Inovadoras. Segundo Rodrigo da Rocha Loures, presidente da FIEP, “é pelo município que começará a grande reforma da política, destinada a tornar o Brasil mais justo e próspero”.
A idéia é reunir empresários, enquanto cidadãos empreendedores, residentes, enquanto cidadãos moradores e eleitores, e políticos, enquanto cidadãos eleitos, para incentivar o desenvolvimento local baseado no fortalecimento do chamado “capital social”, que são os cidadãos organizados em grupos, através das chamadas redes sociais e os conceitos de cidadania.
Inicialmente serão escolhidas apenas algumas localidades, e todas com menos de 50 mil habitantes, para os primeiros testes de implantação. Essas localidades podem ser municípios, distritos ou microrregiões abarcando mais de um município.
Para dar o pontapé inicial no projeto tivemos hoje em Curitiba o Encontro de Agentes Cidades Inovadoras, em que mais de 1 mil pessoas discutiram temas importantes para o avanço das cidades e comunidades. Os trabalhos foram divididos em sete temas: Governança, Cidade em Rede, Cidade do Conhecimento, Transporte e Mobilidade, Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Bem-estar, e finalmente Coexistência em uma Cidade Global.
É importante termos a consciência de que é preciso fiscalizar nossas calçadas, ruas e os espaços públicos de nossas comunidades, se quisermos ir mais longe e fiscalizar mandatos, governos e palácios. Aqui na Voz do Cidadão você têm um link direto para a página eletrônica do projeto Cidades Inovadoras, o www.cidadesinovadoras.org.br.
É dever de todo cidadão consciente e atuante participar e incentivar outros a fazer o mesmo.