Preço dos produtos natalinos varia até 112% segundo o Procon-SP

Agora em dezembro, cuidado para sua festa de fim-de-ano não virar uma farra de consumo!

Este ano, a variação de preços entre produtos natalinos nos diferentes estabelecimentos comerciais pode chegar a até 112%. Este foi o resultado da pesquisa realizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Segundo o Procon, a maior diferença foi constatada no preço de um mini panetone de 80g com gotas sabor chocolate, que variou entre R$ 2,72 e R$ 5,79 ou seja, uma impressionante diferença de 112%! O Procon-SP comparou entre 21 e 23 de novembro os valores de 79 itens da ceia natalina comercializados em dez supermercados distribuídos nas cinco regiões da capital paulista.

Mas você que é de outra cidade também deve ficar de olho. A orientação da entidade é que o consumidor faça uma cuidadosa pesquisa, avaliando sempre a relação entre preço e qualidade. É preciso ficar atento às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. No caso dos produtos importados, as informações do rótulo devem obrigatoriamente estar traduzidas para a língua portuguesa.

Vale lembrar aqui as dicas do Instituto Akatu para o consumo consciente neste fim-de-ano. No nosso portal vocês encontram a lista completa, mas algumas das principais recomendações do Akatu são para que o cidadão consumidor escolha produtos de empresas com mais responsabilidade social e ambiental, não compre produtos piratas ou contrabandeados, e, caso opte por comprar a prazo, verifique a taxa de juros e analise se a prestação é adequada ao seu orçamento para o ano novo.

Vocês também podem encontrar a lista completa das recomendações do Akatu para um fim-de-ano de consumo consciente no próprio site da entidade, o www.akatu.org.br.

Um bom natal para todos. Aproveitem bem com a sua família!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.