Poema de Elisa Lucinda em show de Ana Carolina é aula de cidadania

Circulam pela internet imagens de um trecho de especial interesse para a cidadania, parte do show de Ana Carolina, realizado no Tom Brasil, em São Paulo, em agosto do ano passado.

Com firmeza, Ana Carolina declama um poema de Elisa Lucinda, oportuníssimo pela lucidez com que fala este nosso Brasil de “malas e cuecas que voam entupidas de dinheiro”.

Em certo momento, Elisa Lucinda lança um desafio que é um desabafo de uma verdadeira cidadã: Pois bem, se mexeram comigo,/com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,/ então mais honesta ainda vou ficar!

E, como ela mesma continua: Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Sei que não dá para mudar o começo / mas, se a gente quiser, / vai dar para mudar o final!

Um recado firme e forte de Elisa Lucinda para aqueles que acham que os verdadeiros cidadãos estão descrentes e desmobilizados diante de tantas trapalhadas de nossos políticos. Para a plena cidadania, tudo isso tem um efeito contrário: o de reafirmar a crença na justiça e nas instituições, na honestidade e na dignidade humana. E no poder da mobilização para transformação e construção de uma realidade mais justa e menos violenta.

Desde que tomou conhecimento deste texto de Elisa Lucinda, Ana Carolina passou a incluí-lo em seus shows. E até no excelente CD ao vivo que gravou a partir deste show com Seu Jorge.

Tanto o poema de Elisa Lucinda quanto o trecho do show de Ana Carolina você podem conferir na nossa Agenda da Cidadania, para baixar e reenviar para seus amigos e familiares.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.