Plano Orçamentário de 2007 diminui verba para programa Amazônia Sustentável
Somente no programa Amazônia Sustentável, por exemplo, a dotação prevista é 64% inferior ao valor autorizado no orçamento deste ano. A verba prevista pare este ano foi de R$ 57,5 milhões, enquanto que para 2007 o valor determinado será de apenas R$ 20,5 milhões. Mesmo considerando o fato de que este valor poderá aumentar por meio de emendas parlamentares, as perspectivas não são nada boas pois, ao longo de 2006, o valor previsto no Orçamento não sofreu emendas que o reajustasse. Ou seja, é grande a chance de que o valor para 2007 fique sendo este mesmo.
As ações do Amazônia Sustentável são baseadas no desenvolvimento sem impacto ambiental, seguindo cinco eixos principais: produção sustentável com tecnologias avançadas, novo padrão de financiamento, gestão ambiental e ordenamento territorial, inclusão social e cidadania, e infra-estrutura para o desenvolvimento. A idéia é trocar ações destrutivas – como o desmatamento para dar lugar à agricultura – por atividades que possibilitem o sustento sem prejudicar a mata.
Líder no desenvolvimento de várias tecnologias pioneiras para a defesa do meio ambiente, o Brasil tem o dever histórico de estimular políticas para preservação de seus ecossistemas, principalmente a Amazônia e o Pantanal Matogrossense, que têm enorme importância na estabilidade climática do planeta.
E também é dever de cada cidadão brasileiro fazer a sua parte nesta dimensão que chamamos “cidadania planetária”. Aqui no www.avozdocidadao.com.br, vocês encontram uma apresentação sobre reciclagem e meio ambiente que é muito útil para todos. E, para quem quiser conhecer mais detalhes sobre os números do projeto Amazônia Sustentável em 2006, temos um link direto para a planilha do Contas Abertas, com todos os valores.
Para baixar e repassar para todos os seus contatos.