Os campeões de gastos na Câmara dos Deputados
Está circulando na internet uma pesquisa muito interessante sobre como os deputados federais estão gastando a sua cota parlamentar. E olha que tem gente exagerando, sabiam?
A cota parlamentar é a verba que cada deputado tem direito para manter o dia a dia do seu mandato. Dentre outras coisas, a cota serve para custear despesas de passagens aéreas para a região eleitoral que o político representa. Mas serve também para pagar o combustível utilizado em Brasília, manutenção de escritórios de apoio, telefonia, serviços postais, hospedagem e muito mais. Na verdade, uma festa com o dinheiro público.
Pois nesta apresentação, ficamos sabendo que o campeão de gastos é o deputado Cleber Verde, do Maranhão, que até o início deste mês já gastou mais de 160 mil reais da cota parlamentar. O vice-campeão é o deputado Pinto Itamaraty, também do Maranhão, com 155 mil gastos, seguido de perto por Evandro Milhomem, com 152 mil reais.
No total, os deputados já gastaram no ano mais 48 milhões de reais somente em cota parlamentar, fora os vencimentos normais e outros benefícios.
Não custa lembrar que o Congresso brasileiro é um dos que mais custam aos cidadãos pagadores de impostos. Por exemplo, na Inglaterra, o “berço” da cidadania no mundo, os deputados recebem de salários apenas 15 mil reais por mês. Na Alemanha, não é diferente, 11 mil reais. E, nos Estados Unidos, perto de 15 mil.
Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link especial para a apresentação sobre os gastos dos deputados com a cota parlamentar. Você pode acessar os valores totais ou divididos por categoria, como gastos com divulgação, combustíveis, hospedagem, telefone, material de escritório e assim por diante.
Vale a pena acessar o www.avozdocidadao.com.br e descobrir o que o deputado eleito por você anda fazendo com o seu suado dinheiro.