O projeto Google Art
Não deixa de ser interessante o percurso que a Arte vem fazendo ao longo da história da humanidade. Se até a Idade Média a Arte era privativa dos palácios, igrejas e mosteiros, aos poucos ela passa a ficar cada vez mais próxima ao cidadão comum.
Com a queda dos regimes monárquicos medievais, a Arte passa a ser apreciada no ambiente ainda controlado dos museus e galerias dos tempos da emergente burguesia. Por fim, acaba nas ruas do cidadão comum das cidades em tempos da democracia de massa. Eventos recentes como aquele das vaquinhas nas calçadas, o CowParade de dois anos atrás, vieram “jogar” a arte diretamente às ruas e praças, proporcionando um contato até mesmo físico, raramente possível em outras épocas.
Pois acaba de ser lançada uma iniciativa na internet que promete ser a nova revolução neste caminho da universalização da experiência estética. O gigante Google, que por si só já foi uma revolução, acaba de lançar o seu projeto Google Art.
Com o Google Art é possível fazer passeios virtuais pelos maiores museus e galerias do mundo, como o Metropolitan Museum of Art e o MOMA-Museu de Arte Moderna, ambos em Nova York, o Hermitage, na Rússia, a Tate Gallery, em Londres, o Museu Van Gogh, em Amsterdam, e muitos mais. O visitante virtual percorre as galerias dos museus como se realmente estivesse lá.
Ao parar em frente a cada obra, podemos ver detalhes de cada tela ou escultura. Só para vocês terem uma idéia da qualidade das imagens disponíveis, o Google conseguiu clicar as obras com uma resolução de 7 bilhões de pixels. Ou seja, uma qualidade de imagem mil vezes superior à de qualquer câmara digital convencional. Isso permite ver com visão microscópica todos os detalhes do traço das obras, como se estivéssemos realmente perto delas no museu. Além disso, as imagens são acompanhadas de explicações em vídeos do YouTube, de uns três minutos de duração, a cargo de especialistas, críticos e historiadores da Arte.
Vale a pena conhecer essa revolução no modo com a Arte é levada aos cidadãos, agora todos unidos numa cidadania cada vez mais planetária. Aqui na vozdocidadao.com.br temos um link direto para a página do projeto Google Art. Vale a pena acessar.