O movimento “Agora Chega!”
Hoje vamos falar um pouquinho sobre uma importante iniciativa gaúcha e que não tem recebido da mídia e das redes sociais a importância devida. Estamos falando do movimento “Agora Chega!” criado no fim do ano passado por mais de uma dezena de associações civis, entidades de classe, instituições de Estado e cidadãos conscientes e atuantes.
O “Agora Chega!” é uma plataforma na internet que busca apoio para a proposta de emenda constitucional 50, de 2006, de autoria do senador gaúcho Paulo Paim. Em seu texto, a PEC determina que todas as votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal devem ser abertas e transparentes, e não através de voto secreto como é hoje.
A justificativa é mais do que clara. Quem não se lembra do lamentável caso da deputada Jaqueline Roriz, do Distrito Federal. Ela foi absolvida por seus colegas parlamentares, mesmo com gravações provando que ela recebia dinheiro ilegal para suas campanhas eleitorais. Se a votação para sua cassação fosse aberta, nenhum colega teria coragem de absolvê-la na frente da opinião pública.
Mas o mais importante sobre o movimento “Agora Chega!” é o fato de que os cidadãos conscientes e atuantes do Rio Grande do Sul conseguiram articular uma frente de atuação multifacetada, envolvendo empresários e executivos, profissionais liberais, servidores públicos, religiosos e outros representantes da sociedade.
São perto de 50 entidades envolvidas no movimento, como a Ordem dos Advogados do Brasil, a Federação do Comércio, a CNBB, o Crea, o Instituto de Estudos Empresariais, os conselhos regionais de Saúde, da Medicina e da Contabilidade, as associações das carreiras do Ministério Público, da Advocacia Pública e da Defensoria Pública, e muitas outras.
Vale a pena conhecer a iniciativa desses indivíduos não-governamentais, mais preocupados com o bem público e a moralidade política do que com suas próprias e legítimas reivindicações individuais. O “Agora Chega!” é pioneiro na qualidade e quantidade de apoios, e tem tudo para dar frutos em outros estados, e assim pressionar pelo fim de um dos instrumentos mais arcaicos da nossa prática política, que é o voto secreto.
Clique aqui na nossa www.avozdocidadao.com.br e acesse o nosso link direto para o site do movimento. Quem sabe vocês não se animam e criam uma iniciativa semelhante em seus próprios Estados?
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] O movimento “Agora Chega!” 28 de abril – Dia Mundial pelas Vítimas de Acidentes de […]