“O Estado-babá” é lançado no Brasil

Livro “O Estado-babá” é lançado no Brasil

Semana que vem, na terça-feira dia 15, será lançado no Rio e em São Paulo um dos livros que já é dos mais polêmicos no ano. Escrito pelo jornalista americano David Harsanyi, o título é pra lá de sugestivo: “O Estado babá ­ Como radicais, bons samaritanos, moralistas e outros burocratas cabeças-duras tentam infantilizar a sociedade”.

Essa questão da intervenção desmedida do Estado na vida dos cidadãos já vem sendo discutida neste espaço faz tempo. Desde o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, o Estado, tal como o entendemos hoje, tem demonstrado uma forte tendência a ditar regras aos seus cidadãos, seja sobre conduta, hábitos, gostos e tudo o mais que venha a significar a plena liberdade individual das pessoas.

Em seu livro, dirigido ao público americano mas que serve perfeitamente para qualquer sociedade ocidental moderna, David Harsanyi questiona as mais diversas políticas intervencionistas estabelecidas em diferentes níveis da sociedade, que acabam por tratar os cidadãos como crianças despolitizadas, mimadas e vitimizadas. Entre outros exemplos, o autor cita as recentes leis contra o fumo em locais públicos, o cerco a alimentos considerados não saudáveis, censuras às bebidas alcoólicas e várias regras sociais, como a proibição de fumar em locais públicos.

Para o autor, antes de se perseguir e proibir, o Estado deveria fazer campanhas de esclarecimento. Como ele mesmo afirma: “­ Se vamos proscrever todos os alimentos considerados insalubres, não sobrará muito o que comer. Eu sou a favor da transparência total para os consumidores. O Estado pode alertar os cidadãos no pacote de cigarros que fumar pode causar câncer. Não pode é praticar a coerção. Há uma distinção entre os dois, entre proibir e explicar para alguém por que não se deve fazer isso ou aquilo.”

Lançado nos Estados Unidos em 2007, “O Estado-babá” continua mais atual de nunca. Vale a pena conferir a versão brasileira, a cargo da Editora Litteris.

Para quem quiser conferir, David Harsanyi estará autografando em São Paulo no dia 15, terça-feira que vem, a partir das 20 horas no espaço de eventos do restaurante Figueira Rubayat.

Estado paternalista e intervencionista nas nossas vidas. Participe deste debate fundamental sobre um dos maiores valores da tradição humanista, a liberdade.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.