No Dia do Idoso, Anadep lança cartilha sobre os direitos na terceira idade
Próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, será comemorado o Dia do Idoso em todo o país. Pois nesse dia, a Associação Nacional dos Defensores Públicos, a Anadep, em parceria com suas associações estaduais, vai lançar a cartilha “Defensor Público: Amigo do Idoso”.
A cartilha tem como público alvo a população idosa, especialmente a faixa desses cidadãos que são carentes de recursos financeiros e principalmente de informações sobre seus direitos como cidadãos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMC), para os países em desenvolvimento deve ser considerada população idosa aquela a partir dos 60 anos de idade. O Brasil conta hoje com aproximadamente 15 milhões de cidadãos nessa faixa etária, o que torna a cartilha da Anadep ainda mais importante.
Além de explicar alguns direitos básicos da terceira idade, como transporte público gratuito, desconto em eventos culturais e esportivos, e prioridade no atendimento, a cartilha esclarece outros pontos importantes, como o idoso e a família, previdência social, empréstimos consignados em folha, ou mesmo os sempre complicados planos de saúde.
E até pontos polêmicos são detalhados, como a violência contra a terceira idade e a interdição de idosos.
Após anos trabalhando e sendo um cidadão pagador de impostos, é fundamental para qualquer um conhecer seus direitos e como fazer da Defensoria Pública um grande aliado.
Aqui na Voz do Cidadão vocês já podem baixar a íntegra da cartilha “Defensor Público: Amigo do Idoso”, que passará a ser distribuída pelas defensorias em todo o país a partir do próximo dia 1º de outubro, Dia do Idoso. Baixe e conheça!