NIP já está em fase de testes junto a 35 operadoras de planos

ANS vai agilizar a mediação de conflitos entre usuários e planos de saúde

A ANS está desenvolvendo um mecanismo chamado “Notificação de Investigação Preliminar”, ou simplesmente NIP. Com o NIP, a ANS vai mediar os conflitos entre usuários e operadoras de plano de saúde justamente nesses casos de negativa de cobertura.

A idéia é criar um “corredor expresso” de atendimento para dar mais agilidade ao tratamento das reclamações dos usuários e aí evitar longos processos administrativos internos que acabam não atendendo os casos em tempo hábil.

Segundo Jailson Barretos, vice-presidente da ANER e membro da ANS “a NIP é um mecanismo para mediação de conflitos entre operadoras e consumidores de planos de saúde, voltado, especificamente, para os casos de negativa de cobertura assistencial. Ela será uma forma de obter efetividade na resposta das operadoras frente às demandas dos consumidores. Uma vez que haja denúncia de déficit de cobertura à ANS, as operadoras de planos de saúde terão oportunidade de rever sua conduta por meio do Instituto da Reparação Voluntária e Eficaz em um prazo de 5 (cinco) dias. Resolvendo-se o problema nesse prazo, o processo é arquivado. Caso não seja feita dentro desse prazo e a resposta não seja possível no âmbito da NIP, uma demanda é gerada e a operadora perde o benefício, sendo autuada e vira objeto de abertura de processos administrativos.”

Uma boa notícia para quem paga caro para garantir a sua saúde e acaba sendo frustrado pela recusa de seu plano em atender bem.


Clique aqui para conhecer a iniciativa da NIP >>

E você aí em casa, sabe quais são os exames e cirurgias que o seu plano de saúde cobre? Aqui vocês têm um link direto para o Rol de Procedimentos 2010 da ANS, com a lista completa de consultas, atendimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória nos planos de saúde. Clique aqui >>

E para qualquer dúvida sobre o NIP, anote aí o Disque ANS. É o 0800 701 9656.

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