Mulher avança no mercado de trabalho e empresas passam a oferecer melhores condições para as trabalhadoras

Agora com as comemorações pelo Dia Internacional das Mulheres, vamos comentar alguns dados importantes que foram divulgados esta semana. Eles se referem à mulher cidadã trabalhadora, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e fazendo com que as empresas desenvolvam práticas de gestão específicas para o universo feminino.

Segundo estudo da entidade Great Place to Work Institute Brasil, em 2004, as mulheres ocupavam 35% dos empregos das Melhores Empresas para Trabalhar e, em 2006, passaram a ocupar 38% dos postos de trabalho. Além de ocupar mais vagas, elas aumentaram a sua participação em cargos de chefia: em 2006 passaram à marca de 31% contra os 20% de 2004.

Essa ascensão em postos de trabalho fez as empresas se adaptarem para essa nova realidade. Elas estão atentas, trazendo para dentro dos escritórios serviços para facilitar o dia-a-dia das profissionais, como salão de beleza, apoio a gestantes e creches. O estudo explicita que as organizações têm procurado garantir a ascensão profissional das mulheres, oferecendo incentivos e programas de treinamento especiais, à medida que as executivas crescem na hierarquia. Há empresas que realizam, por exemplo, o monitoramento da evolução das promoções de mulheres em todas as faixas de cargos. Outras promovem mudanças das políticas de recrutamento e seleção, com o objetivo de aumentar a participação de mulheres nestes processos. Uma empresa em especial é um exemplo dessa ascensão: a Unimed (Vale do Taqueri e Rio Pardo), do Rio Grande do Sul, que em 2006 foi apontada como a melhor Empresa para a Mulher Trabalhar na pesquisa do Instituto. Na empresa, 82% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres; índice superior aos 31% da média nacional.

Estas são algumas das medidas que as empresas estão tomando, no que se refere à carreira da mulher que trabalha:

– Política de seleção que privilegia a contratação de mulheres com igualdade de condições e capacitação;

– Programas específicos para mulheres: prevenção ao câncer de mama, programas de gestantes etc;

– Licença para cuidar do bebê: após a licença maternidade;

– Eventos com grupos de mulheres; e

– Plano de carreira com enfoque para mulheres.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm a lista das 20 melhores empresas para a mulher trabalhar, segundo o Great Place to Work Institute Brasil, inclusive com um link direto para a página da entidade, o www.greatplacetowork.com.br.

Acessem e conheçam!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.