Movimento Todos pela Educação divulga guias da Prova Brasil para professores
Entre os dias 19 e 30 de outubro mais de 5 milhões de alunos de todo o país vão participar da Prova Brasil. Essa é uma prova importante, pois é usada para calcular o chamado IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, usado pelo Ministério da Educação para avaliar como está o desenvolvimento do ensino em todo o país.
Aqui na Voz do Cidadão sempre observamos a importância que a qualidade da educação básica tem para a formação dos futuros cidadãos. Informação, desenvolvimento de capacidade crítica e consciência de direitos e deveres são a base de uma boa formação cidadã.
Para isso, os professores e gestores de educação precisam saber o que se espera deles para um bom desempenho na Prova Brasil. Ainda que falte ao nosso ensino básico um cuidado maior por matérias transversas – como meio ambiente, sexualidade e a própria cidadania, por exemplo – a mais recente iniciativa do Movimento Todos Pela Educação vem em boa hora.
No site do Movimento já se pode ter acesso a dois guias para professores– chamados “Orientações para o Professor –Prova Brasil – Português e Matemática”. Na verdade, são dois manuais com orientações sobre o que se espera dos alunos da 4ª série – antigo 5º ano do Ensino Fundamental – em Língua Portuguesa e Matemática. O material conta com exemplos das questões que compõem as provas e sugestões do que os professores podem fazer em sala de aula para possibilitar o aprimoramento do aprendizado dos estudantes. Além disso, há explicações de como são organizados os níveis da escala da Prova Brasil, na qual é apresentado o desempenho dos alunos.
Para o Movimento Todos Pela Educação, o bom desempenho dos alunos na Prova Brasil também é importante, pois através dele é que se chega ao percentual de alunos que realmente aprendeu o conteúdo adequado a cada série.
Para professores e gestores em educação, temos para baixar aqui na Voz do Cidadão a íntegra dos dois guias do Todos Pela Educação. Guias importantes também para os pais, que têm o dever de acompanhar de perto o que os professores ensinam aos seus filhos.