Movimento Apoio ao Consumidor lança cartilha sobre orçamento doméstico

Criado por uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo-ACSP, o Movimento de Apoio ao Consumidor lançou uma cartilha sob medida para as famílias que têm problemas para equilibrar as contas no fim do mês, ou seja, a grande maioria.

A cartilha “Administre bem o seu orçamento doméstico”, produzida através de uma parceria da ACSP com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP, traz informações úteis e fáceis de serem seguidas por qualquer cidadão.

Segundo a cartilha, planejar bem o orçamento doméstico não é apenas equilibrar ganhos com as despesas. É dar à família a chance de ter uma reserva para as emergências. Para isso, algumas providências são fundamentais, como guardar comprovantes de contas dos últimos meses, não realizar compras extras por impulso, e sempre manter os membros da família conscientes sobre a relação ganhos x despesas.

Caso a conta “estoure”, a ação deve ser imediata, como reduzir gastos e negociar a dívida com os credores. Somente assim se evitará que o nome seja incluído nos serviços de proteção ao crédito e o orçamento se equilibre novamente. Não pague uma dívida criando uma nova, pois o efeito “bola de neve” será inevitável. Se, mesmo com todos os cuidados, o nome do cidadão acabar inserido nos serviços de proteção ao crédito, deve-se dirigir à Associação Comercial de sua cidade e lá pedir orientação.

Outras situações descritas na cartilha “Administre bem o seu orçamento doméstico” são: títulos protestados em cartório, registro de débito e perda ou extravio de CPF. A seção “cheque devolvido” dá várias dicas importantes como não esquecer de controlar as datas de cheques pré-datados, não utilizar o limite do cheque especial, procurar se informar sobre as taxas de juros cobradas pelo seu banco e, sempre, pesquisar bem os preços antes de comprar qualquer produto.

São informações até conhecidas, mas que, no nosso dia-a-dia, não nos damos conta do quanto são importantes para manter nosso orçamento doméstico equilibrado. Aqui na Voz do Cidadão vocês podem ler a íntegra da cartilha “Administre bem o seu orçamento doméstico”, e conhecerem outras informações disponíveis no site do movimento, owww.apoioaoconsumidor.com.br, como o SOS Cheques u0026amp; Documentos e a consulta ao Serviço de Proteção de Crédito.

Acessem e conheçam!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.