Ministério do Trabalho completa 80 anos
E já que estamos falando dos problemas enfrentados pelo cidadão trabalhador, vamos agora falar de trabalho. Vocês sabiam que esta semana o Ministério do Trabalho completou 80 anos de existência?
E, junto com as comemorações pelo aniversário, veio também uma boa notícia para quem está tentando ingressar no mercado de trabalho. Segundo o Ministério, os índices de oferta de emprego subiram ao longo de 2010. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, nos dez primeiros meses de 2010, mais de 2 milhões e quatrocentos mil vagas foram criadas. Este índice é considerado o melhor da história do país.
Os setores que mais empregaram em outubro foram o de serviços, com mais de 86 mil contratações. Em seguida, foi o setor de comércio, com 81 mil novas vagas. Por regiões, não tivemos nenhuma surpresa. O Sudeste liderou a tabela como sempre, seguido da região Nordeste.
Segundo o sindicato dos auditores do trabalho, o Sinat, este resultado também é fruto do aperfeiçoamento do combate às condições irregulares de trabalho. Por exemplo, são os auditores-fiscais os responsáveis pela fiscalização dos ambientes de trabalho quanto aos aspectos de saúde, segurança e higiene no trabalho. Além de zelar pela correta inserção de pessoas com deficiência e de jovens aprendizes no mercado de trabalho, entre outros. E isso sem falta no combate às condições degradantes de trabalho, como o trabalho escravo.
É dever de cada um de nós, cidadãos eleitores e pagadores de impostos, zelarmos pela correta aplicação do dinheiro que o poder público arrecada. Sobretudo os recursos descontados dos salários dos cidadãos trabalhadores.
Somente assim as garantias constitucionais de vida e da segurança podem se traduzir, no dia a dia, em condições dignas de emprego, saúde e moradia.