Meu Rio e a necessária transparência para os gastos na Copa do Mundo

Meu Rio e a necessária transparência para os gastos na Copa do Mundo

Aproveitando que hoje a Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 divulgam a tabela de sedes dos jogos para a Copa, vamos convidar os cidadãos pagadores de impostos a fazer uma pequena reflexão sobre um manifesto que está sendo divulgado pela organização Meu Rio.

O manifesto “Pela transparência nas obras do Maracanã” chama a atenção para falta de divulgação dos gastos públicos e contratações para a reforma do famoso estádio, que receberá o jogo de encerramento da Copa. Segundo os responsáveis pelo movimento, apesar de seguidamente cobrado, o Governo do Estado ainda não deu publicidade à lista desses gastos, par o efetivo controle social dos cidadãos.

A própria assessoria de imprensa da secretaria estadual de Obras divulgou um e-mail afirmando que todas as informações estavam disponíveis em seu site mas, segundo o Meu Rio, nada de concreto pode ser encontrado.

O que não se pode esquecer que o Maracanã é apenas um dos 12 estádios que receberão jogos pela Copa. E que todos estão sendo reformados com dinheiro público; o meu, o seu, o nosso suado dinheiro. Dar publicidade do que se gasta não é mais que obrigação, um dever de cidadania das instituições públicas como o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União, a Controladoria-Geral da União, e também das organizações da sociedade civil.

E esse é justamente o objetivo de uma outra iniciativa, vinda do Instituto Ethos com apoio da Controladoria-Geral da União e várias empresas mundiais interessadas no combate à corrupção. O projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Campos” está buscando um grande compromisso, pelo lado das empresas, com a transparência e o combate à corrupção tanto na Copa de 2014 quanto nas Olimpíadas do Rio em 2016. No total, o projeto investirá nada menos que 3,1 milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos em ações para aumentar os níveis de transparência, integridade e controle social sobre os investimentos públicos.

Duas iniciativas de cidadania que valem a pena acompanhar e participar. Aqui na Voz do Cidadão vocês acessam e assinam o manifesto do Meu Rio pela transparência dos gastos no Maracanã, que será entregue ao governador do Rio num grande evento internacional de negócios de futebol agora em novembro. Participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.