Marcha Nacional da Liberdade

ouvirNeste último dia 28 de maio, a cidade de São Paulo foi agitada por uma grande movimentação formada pelas mais diversas correntes, a Marcha da Liberdade. Vale a pena conhecer este movimento que está se utilizando das modernas tecnologias da internet para se organizar e crescer.

Tudo começou como uma reação à violência policial ocorrida dias antes contra manifestantes que pediam a descriminalização de drogas leves, um movimento que já acontece em outros estados brasileiros e dezenas de outros países. Mesmo se considerando a ordem judicial, o emprego das forças do Estado foi tão desproporcional e tão contra a liberdade de expressão dos cidadãos, que acabou recebendo fortes críticas. Foi a partir da indignação dos paulistanos que nasceu o movimento Marcha da Liberdade, que quer menos força policial do Estado contra os cidadãos, mais respeito à liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal e menos censura.

Pouco a pouco o movimento foi se espalhando e consolidando através das redes sociais na internet e agora o processo se tornou nacional. E atenção: dia 18 de junho, daqui a a uma semana exatamente, várias cidades pelo país realizarão as suas marchas regionais, num movimento simultâneo que já foi batizado de Marcha Nacional pela Liberdade. Vale a pena conhecer a lista completa dessas cidades aqui na Voz do Cidadão.

Mas o que mais desperta a atenção é que este é um movimento que nasceu e cresceu a partir da sociedade civil e não de organizações tradicionalmente estabelecidas. Com as redes sociais, ficou mais fácil a organização de manifestações desse tipo e o tema da liberdade é dos mais importantes para a cidadania.

Inclusive, já está na internet, na página do movimento, o manifesto oficial da Marcha da Liberdade. Vale a pena terminar este comentário com o trecho final do manifesto, que já está na íntegra aqui na vozdocidadao.com.br.

Ele diz: “Você tem poder! Nossa maior arma é a conscientização. Faça um vídeo, divulgue nas suas redes sociais, arme sua intervenção, converse em casa, no almoço do trabalho, no intervalo da escola. Compartilhe suas propostas nas paredes, no seu blog, no seu mural. Reúna-se localmente, convoque seus amigos, erga suas bandeiras, vá às ruas. Estamos diante de um momento histórico global. Pela primeira vez, temos chance real de conquistar a liberdade. O mundo está despertando. Levante-se do sofá e vá à luta. Vamos juntos construir o mundo que queremos!”

Violência policial, impunidade, privilégios e outras distorções só poderão ser corrigidas por cidadãos conscientes e atuantes. Que tal organizar aí na sua cidade a sua própria Marcha da Liberdade?

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.