Mapa de Desenvolvimento do Rio – Iniciativa da Firjan é modelo de Responsabilidade Política Empresarial

Quarta-feira da semana passada, dia 16, o Sistema Firjan lançou o Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, numa iniciativa que é um exemplo a ser seguido por outros Estados na busca por um novo modelo de relacionamento com o poder público. Trata-se de um verdadeiro exemplo de cidadania empresarial para todas as federações industriais de todos os demais Estados, para cobrar depois dos eleitos a providência tomada em cada uma das ações sugeridas.

No evento estavem presentes nada menos que 2300 empresários de todo o Estado, numa das maiores manifestações coletivas do empresariado fluminense. E o que é melhor: com a presença de todos os candidatos ao governo do Rio, que saíram de lá com uma cópia do documento. O documento também será enviado para as principais lideranças políticas do país, incluido os candidatos à presidência.

O Mapa é bastante detalhado e desde já se torna referência e estímulo para iniciativas semelhantes em outras unidades da Federação. Trata-se do resultado de nove meses de estudos de mais de mil empresários, especialistas, técnicos da própria Firjan e autoridades públicas, e apresenta 119 ações que garantem o desenvolvimento até 2015 com o objetivo de elevar o crescimento econômico de toda a região.

O presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvê Vieira, fez uma convocação a toda a sociedade e enfatizou que a primeira providência a ser tomada é a transparência total na gestão dos recursos públicos. “Sem a radicalização da transparência, não há como construir uma administração eficiente. E comunica que essa mesma transparência que o Mapa oferece será por ele cobrada dos poderes públicos”.

Ante tantas iniciativas de RSE – Responsabilidade Social Empresarial, que temos falado ultimamente, vemos com muito interesse esta movimentação da Firjan também pela esfera política, no que chamamos de RPE – Responsabilidade Política Empresarial. Afinal, os países ditos mais desenvolvidos só puderam sistematizar suas ações de RSE uma vez atingido o patamar de RPE. E isso não se consegue se omitindo da esfera política, mas sim participando dela, cobrando transparência de conduta, de gestão de recursos, e garantido o controle social sobre os mandatos.

Aqui na Voz do Cidadão, além de baixarem o Mapa em arquivo pdf, vocês têm um link direto para a página da Firjan, que é a www.firjan.org.br. Mensagens e dúvidas sobre o Mapa de Desenvolvimento, devem ser enviadas para mapa@firjan.org.br.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.