Manifesto pela justiça e democracia no Zimbábue

Enquanto a atenção da maior parte da mídia se volta para o grave conflito entre Israel e a Palestina, uma outra situação emergencial pouco tem tido a cobertura que merece.

Estamos falando de um pobre país africano, Zimbábue, cujos habitantes vêm sendo submetidos a uma absurda onda de doenças, mortes e fome em massa e hiperinflação, em grande parte provocadas pelas decisões equivocadas do próprio presidente, Robert Mugabe, que está se perpetuando no poder desde 1980. Ou seja, um ditador sanguinário que tem a desfaçatez de permanecer no poder quase 30 anos.

Embora a União Européia tenha reforçado sanções econômicas contra o governo do Zimbábue, isso não surtiu efeito na disposição do governo em mudar o estado de coisas no país.

Inclusive hoje, enquanto os principais líderes africanos estão numa reunião de cúpula da União Africana para discutir a crise no Zimbábue, seus cidadãos, juntamente com cidadãos sul-africanos, lançaram uma greve de fome para fazer pressão pela justiça e democracia no país. Um ativista sul-africano, Kumi Naidoo, deu a partida e já iniciou semana passada uma greve de fome de 21 dias. Até o bispo sul-africano Desmond Tutu – prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta anti-segregação racial – já está participando da greve de fome.

Para divulgar as dificuldades dos cidadãos de Zimbábeu, a entidade Avaaz, acaba de lançar um manifesto pela internet, pedindo o apoio de todos para a iniciativa. Segundo a entidade, outras manifestações já foram realizadas e ajudaram a pressionar o governo de Mugabe a devolver aos cidadãos do país as condições mínimas de vida, segurança, liberdade e propriedade, que são os valores básicos da cidadania. Até o momento mais de 27 mil pessoas de mais de 25 países em todo o mundo já adeiriram à campanha.

Para quem quiser assinar o manifesto em favor da democracia no Zimbábue, temos aqui na Voz do Cidadão em link direto para a página de assinaturas da Avaaz. Assinar é um ato de consciência de cidadania planetária que deve ser incentivado. Convide também sua lista de contatos!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.