Manifesto de um Cidadão Exemplar
Recebemos aqui no www.avozdocidadao.com.br o manifesto do cidadão exemplar Robson Fernando, estudante morador do Recife, em Pernambuco.
Com o título de “Carta de invocação da cidadania contra a violência”, o manifesto procura conscientizar outros cidadãos de que está mais do que na hora de uma grande e consistente participação popular para fazermos as mudanças tão urgentes e necessárias em nosso país.
O grande mérito do manifesto é o de tocar diretamente num ponto importante: o sentimento que os cidadãos de bem têm hoje de que a situação não tem mais retorno ou solução. Como bem diz Robson não podemos continuar sendo “um povo que se mantém estático à espera do próximo revés ou tragédia.”
Reflita sobre este trecho do texto: “Não dá”, “é impossível”, “não vou conseguir”. Ninguém que estava no protesto contra o aumento das tarifas de ônibus de 2005 no centro do Recife, ou em Paris protestando contra a lei do primeiro emprego em 2006, ou em Buenos Aires batendo panela contra a crise econômica em 2001, ou na Belgrado do ano 2000, na Sérvia, derrubando o ditador Milosevic, ou, indo mais longe, na revolução de independência dos Estados Unidos, ou na Revolução Francesa, ninguém pensou assim quando foi lá e mudou a situação.
Se você quiser realmente uma cidade, estado e país mais seguros e pacíficos, deverá fazer algo a respeito. Desejo não realizado é o mesmo que não-desejo. Esperar por Deus, pela polícia, por governos que não funcionam sem a devida pressão popular não vai ser útil em nada.
Aqui na Voz do Cidadão vocês podem ler na íntegra o manifesto “Carta de invocação da cidadania contra a violência”, de Robson Fernando. E saber por que ele pode ser considerado um cidadão exemplar. Conheça, discuta, e participe também com seu relato para a galeria dos cidadãos exemplares aqui da Voz do Cidadão, ponto com, ponto br. Conhecer, discutir e repassar para seus contatos é um dever de cidadania. Participe!